Não se contente com pouco: 11 atitudes para aumentar sua autoestima

Dependência emocional surge quando se leva uma vida pouco concentrada em si mesmo.

Relacionamentos exigem uma boa dose de autoestima de ambas as partes para funcionar. Claro, há momentos em que a insegurança e a dependência emocional atrapalham a nossa percepção, então ela faz com que a gente acabe se contentando com pouco. Com as atitudes certas, você pode aumentar a sua autoestima e passar a ser mais feliz.

Saiba como aumentar sua autoestima

Aprende de uma vez por todas a aceitar apenas o melhor e ser feliz, seja no amor ou sozinho.

1. Espere mais e obtenha mais

Não é errado desejar mais. Quando a gente deixa de aceitar migalhas, podemos conseguir aquilo que queremos.

2. Saiba impor limites

Coloque a assertividade na mesa e aprenda a impor limites, mas não deixe de observar se a pessoa está respeitando-os e se você se sente aceito.

3. Deixe as desculpas de lado

Não é porque uma pessoa está mal que ela tem o direito de te tratar como quiser. Não aceite desculpas para um comportamento ruim recorrente.

4. Observe se há reciprocidade

Em um relacionamento, as pessoas devem estar dispostas a se doar por inteiro. Se apenas um lado faz isso, há um desequilíbrio.

5. Comunicação de qualidade

O relacionamento amoroso deve favorecer a criação de intimidade. Valorize os contatos cara a cara e as ligações em vez das mensagens de texto. Do mesmo modo, não tenha medo de falar o que te machuca.

6. Mantenha as palavras e as ações alinhadas

Palavras e comportamentos devem andar de mãos dadas na sua relação para evitar que agendas ocultas e dúvidas sobre o comportamento do parceiro sejam criadas. Caso contrário, a sua autoestima ficará prejudicada.

7. Saiba quais as qualidades do seu parceiro

Anote as qualidades do parceiro e faça uma lista de prós e contras em estar com ele. Caso os contras superem os prós, não tenha medo de ir embora.

8. Mantenha o amor-próprio em dia

Para receber o amor do outro, nós devemos amar a nós mesmos. Isso evita a entrada em relacionamentos abusivos. Todo o processo inclui ter hobbies e outros interesses que não estão ligados à relação.

9. Ouça os seus amigos

Escolha aquele amigo em quem você mais confia e peça a opinião dele sobre o seu relacionamento.

10. Saiba quais são seus limites inegociáveis

Depois de saber o que você aceita e não aceita, não tenha medo de cair fora, caso seja desrespeitado. Lembre-se de que você não pode mudar o outro.

11. Abrace a sua solteirice e saiba que não há nada de errado contigo

Para não se contentar com pouco, abrace a solteirice e saiba que uma relação só é boa quando te faz feliz e te coloca para cima.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.