Nasa quer construir ‘ferrovia’ na Lua em até 6 anos
A ideia está entre o conjunto de Conceitos Inovadores Avançados (Niac) da agência espacial norte-americana.
Você já imaginou assistir a um vídeo de um trem trafegando pela superfície da Lua? Pois é, a Nasa, por meio de um de seus Conceitos Inovadores Avançados (NIAC), está planejando tornar essa cena realidade.
De acordo com essa ideia, uma espécie de “ferrovia móvel” para a Lua chamada Float (Flexible Levitation on a Track) seria concluída até 2030.
Nela, trilhos magnéticos especiais funcionariam como um ímã para robôs de transporte trafegarem.
Imagem: Ethan Schaler/Nasa/reprodução
Segundo informações da Nasa, o grande diferencial dessa ferrovia futurista está nos materiais dos trilhos e da sua base, que promovem a magnetização necessária para que os robôs flutuem sobre os trilhos, em vez de ficarem “colados”, como os trens da Terra.
Trem da Nasa na Lua? Veja detalhes sobre o projeto
Nessa “pista” para trens lunares planejada pela Nasa, vão existir três camadas: a primeira é de grafite, que funcionará basicamente como o indutor magnético do sistema.
Já a segunda camada é um sistema elétrico que gera o impulso dos trilhos, enquanto a terceira e última camada é constituída de painéis de energia solar, que captam e administram o aporte energético da ferrovia.
Além de toda essa tecnologia futurista, a pista de trilhos, caso venha a ser concluída de fato, será móvel, como rapidamente mencionado acima.
A ideia da Nasa nesse sentido é criar um equipamento que possa ser literalmente enrolado e transportado para diversos pontos da superfície da Lua, mais ou menos como um tapete.
Agora, nos resta esperar e observar os próximos passos da NASA na concretização, ou não, desse ambicioso projeto.
*Com informações da Nasa e da CNN Brasil.
Comentários estão fechados.