NASA traça rota para o 'asteroide dourado' avaliado em US$ 10 mil quatrilhões

Batizada de 'Missão Psyche', a investida será a mais ousada da agência e a previsão de chegada ao asteroide é para agosto de 2029.

Nesta semana, a NASA decidiu uma nova data para a tão aguardada missão espacial ao asteróide 16 Psyche, que é maciço e rico em metais.

Inicialmente programada para agosto de 2022, a Agência Espacial agora planeja lançar a espaçonave de mesmo nome entre 5 e 25 de outubro, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A viagem de 280 milhões de milhas ao único asteroide enfrentou adiamentos devido a problemas institucionais e de projeto no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA. No entanto, essas questões foram resolvidas, permitindo que a missão fosse retomada.

De acordo com um relatório do JPL, o Conselho de Revisão Independente expressou sua profunda admiração pelas conquistas de toda a organização do JPL e da Caltech.

O relatório destacou que o envolvimento e a liderança do diretor do JPL e da equipe sênior foram considerados de nível “classe mundial” no processo geral de resposta aos desafios enfrentados.

Nasa fará pesquisa em asteroide raríssimo  

Descoberto pelo astrônomo italiano Annibale de Gasparis em 1852, o asteróide 16 Psyche recebeu esse nome em homenagem à deusa grega da alma.

Esse objeto espacial altamente valioso é composto principalmente de ferro, níquel, ouro e outros metais raros.

Tendo  uma largura de aproximadamente 140 milhas, o Psyche orbita o Sol na região entre Marte e Júpiter. Sua forma é descrita pelos astrônomos como semelhante à de uma batata.

De acordo com estimativas, acredita-se que o valor de 16 Psyche possa chegar a US$ 10 trilhões, superando o valor de toda a economia da Terra.

Os cientistas teorizam que Psyche pode ser o núcleo metálico exposto de um planetesimal, um corpo celeste em processo de formação planetária, que perdeu suas camadas externas rochosas devido às colisões intensas durante os estágios iniciais da formação do nosso sistema solar.

Essa composição única e seu potencial valor têm despertado grande interesse e curiosidade na comunidade científica.

A missão Psyche é especial para a NASA, pois será a primeira visita a um mundo composto principalmente de metal, em contraste com rochas ou gelo.

O objetivo é que a espaçonave alcance o asteroide em agosto de 2029 e realize uma órbita ao redor dele por 26 meses.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.