Nem legumes, nem verduras! Estes 6 alimentos na verdade são frutas

Conheça alguns alimentos que muitos conhecem como legumes, mas na verdade são frutas. Veja a explicação para isso.

Quando pensamos em frutas, logo imaginamos maçãs, bananas, morangos, certo? Mas você sabia que alguns dos alimentos que costumamos chamar de vegetais são, na verdade, frutas?

Veja também: Superalimento: 5 benefícios desta planta vão te fazer incluí-la na dieta

Essa confusão acontece porque na culinária, tendemos a classificar os alimentos pelo sabor e uso nas receitas, enquanto a botânica se baseia na estrutura da planta. Vamos descobrir juntos quais são esses “vegetais” que escondem sua identidade de frutas e como isso pode transformar a nossa forma de cozinhar.

1. Berinjela

Aprenda como reduzir o colesterol alto com suco de berinjela
Aprenda como reduzir o colesterol alto com suco de berinjela

Do ponto de vista botânico, ela é uma fruta! Ou seja, isso porque a berinjela é o ovário amadurecido da planta Solanum melongena, cheio de sementes por dentro.

Na cozinha, ela é versátil e saborosa, podendo ser protagonista de pratos como moussakas, parmegianas ou um simples, mas delicioso, refogado.

2. Alimentos que são frutas: abobrinha

Receita de canelone de abobrinha.
Receita de canelone de abobrinha. Foto: Pexels

A abobrinha, muitas vezes relegada a um papel secundário em sopas e refogados, na verdade se classifica como fruta. Afinal, ela é o resultado do amadurecimento do ovário da flor de sua planta.

Sua versatilidade permite que ela seja a estrela em pratos, seja grelhada, recheada ou até transformada em espaguete para uma opção mais saudável e igualmente deliciosa.

3. Pepino

Usos para a casca do pepino
Foto: Canva

Poucos alimentos são tão refrescantes quanto o pepino, comum em saladas. No entanto, ele é mais fruta do que vegetal!

Crescendo a partir do ovário de uma flor e abrigando sementes, o pepino desafia nossa noção comum de frutas e vegetais! Ou seja, mostra que nem sempre as aparências contam toda a história.

4. Pimentão

Foto: Shutterstock.

Pimentões coloridos e vibrantes são, na verdade, frutos. Eles pertencem à família das solanáceas, a mesma do tomate e da berinjela. Então, como se desenvolvem a partir do ovário da flor e contêm sementes, eles se encaixam perfeitamente na definição botânica de frutas.

Na cozinha, são versáteis, indo bem em pratos salgados e até em algumas receitas doces.

5. Vagem é um dos alimentos que são frutas

Rob Byron’s Images

A vagem, comum em muitos pratos brasileiros, é uma fruta segundo a botânica. Em outras palavras, ela se desenvolve a partir do ovário da flor e possui sementes internas, características típicas de frutas.

Na cozinha, é um ingrediente que se destaca tanto em pratos simples como em receitas mais elaboradas.

6. Tomate

Semente de tomate, Foto: Pexels.
Foto: Pexels.

E, claro, não podemos esquecer do tomate, o fruto mais famoso que muitos acreditam ser um vegetal. Desse modo, assim como os demais itens da lista, o tomate se desenvolve a partir do ovário da flor e é repleto de sementes.

Além disso, esse ingrediente é um verdadeiro coringa na cozinha, essencial em molhos, saladas, sopas e uma infinidade de pratos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.