Nem Mato Grosso ficará de fora: onda de frio se aproxima do Brasil neste fim de semana

A junção da umidade do ar e ventos fortes causará dias mais frios. De acordo com a previsão, o frio fará parte do fim de semana destes lugares.

A previsão indica que uma massa de ar frio está avançando pelo Brasil, causando uma redução nas temperaturas na região Centro-Sul do país. Espera-se que essa queda de temperatura seja sentida até mesmo no Amazonas, ainda que o impacto seja menor.

Apesar do frio, a sensação de calor ainda será presente nesta sexta-feira, 9, com máximas podendo chegar a 30ºC no Rio Grande do Sul.

Para a próxima semana, espera-se a ocorrência de duas condições climáticas distintas no país. Uma área de alta pressão provocará a formação de uma corrente de ar gelado que se deslocará em direção ao norte do Brasil.

Enquanto isso, uma área de baixa pressão se formará sobre o oceano Atlântico, gerando chuvas nas regiões sudeste e sul. Essas condições climáticas diferentes podem trazer impactos significativos nas temperaturas e na ocorrência de chuvas em diferentes partes do Brasil.

A previsão é de frio para ESTES lugares

Entre terça-feira,13, e quarta-feira, 14, é esperado um período de frio intenso nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Até a próxima semana, o calor ainda estará presente nesses estados. A interação entre a massa de ar fria  e a umidade favorecerá manhãs e tardes muito frias, especialmente em áreas onde o ar estiver mais seco.

Com a atuação do ar polar no Rio Grande do Sul, é esperado que as temperaturas máximas a partir de domingo, 11, sejam de apenas 10 °C. Isso significa que o frio será intenso na região, evidenciando cuidados a mais com a saúde.

Durante vários dias, as temperaturas devem permanecer abaixo de zero em grande parte do estado, especialmente entre os dias 12 e 15 de junho.

As áreas com maior potencial de frio serão a metade sul e oeste do território gaúcho, assim como os pontos de maior altitude na metade norte, especialmente em dias de céu claro.

Na região metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas já começarão a mudar a partir de sábado, 10, devido à passagem de uma frente fria.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.