Nem parecem de verdade! 4 plantas ‘pretas’ dão um toque especial no jardim
O mundo das plantas é repleto de cores, mas as plantas pretas costumam ser raras nos arranjos e têm conquistado um público que prioriza um estilo dramático.
As plantas coloridas são mais comuns do que as pretas porque a cor das flores é determinada por pigmentos que têm funções biológicas. Por exemplo, atrair polinizadores, proteger contra radiação ultravioleta e regular a temperatura.
Veja também: Primeira vez com plantas? 5 cactos suspensos ideais para pequenos espaços
Vale ressaltar que o preto é resultado de uma alta concentração de antocianina, que absorve toda a luz visível e reflete apenas o infravermelho. Desse modo, é vantajoso para espécies que vivem em ambientes frios ou sombreados.
4 plantas pretas que você vai adorar cultivar em casa
- Íris nigricans
A princípio, a Íris nigricans é uma planta nativa do Oriente Médio, que cresce em áreas rochosas e secas. Sendo assim, apresenta flores grandes e vistosas, de cor roxa escura, quase preta, com manchas amarelas no centro. Apesar da resistência, as flores aparecem na primavera por duas semanas, desde que tenha sol pleno, solo bem drenado e regas esporádicas.
2. Dracunculus vulgaris
Em segundo lugar, o Dracunculus vulgaris pertence à família das aráceas. Nesse caso, chama a atenção pela sua inflorescência, que consiste em uma espádice cilíndrica, envolvida por um fragmento vermelho. Quanto ao solo, deve ter matéria orgânica e o sol forte precisa ser evitado. Lembre-se que o arum atrai besouros e moscas que o polinizam no verão.
3. Tulipa negra
A tulipa negra (Tulipa ‘Queen of Night’) é uma variedade híbrida de tulipa, que foi desenvolvida na Holanda, no século XX. Dito isso, é uma das tulipas mais escuras que existem, com pétalas de cor vinho profundo, que parecem pretas sob a luz. Em relação aos cuidados, é possível mencionar o sol pleno, o solo fértil e bem drenado, além das trocas de vaso durante a temporada de outono.
4. Blackie Ipomoea
Ao passo que a Blackie Ipomoea é uma variedade ornamental, é aconselhável utilizá-la na sala. Portanto, reúne folhas lobadas, de cor roxa escura, quase preta. Ou seja, é uma trepadeira, que cobre caramanchões, cercas, muros e arranjos. Enfim, adapta-se a diversas fontes de luz, não tolera o encharcamento do solo e precisa de podas frequentes.
Comentários estão fechados.