Nem sempre o mais caro é o melhor: vinho de R$ 13 ganha reconhecimento internacional
Um vinho de supermercado "excepcional" que custou € 2,50 (cerca de R$ 13,00) recebeu o prêmio de ouro deste ano pelos estimados juízes da competição internacional de vinhos Gilbert & Gaillard.
De acordo com um programa de TV belga, uma garrafa de vinho que custou de € 2,50 e foi comprada em uma loja de bairro ganhou uma competição internacional.
O programa belga incluiu o vinho no concurso como teste de desempenho do júri neste tipo de concurso.
Concursos de vinho
Na Europa, existem inúmeros concursos e provas de vinhos. Em muitos casos, esses eventos são puramente lucrativos. Segundo o marketing, os vinhos que ganharam medalha de ouro em uma competição vendem de 15% a 20% a mais.
Além disso, existem taxas associadas a estas competições, tanto pela inscrição como por cada medalha colocada em garrafa.
O programa de televisão “On n’est pas des pigeons” (Nós não somos pombos) entrou na competição internacional Gilbert et Gaillard com o que chamou de “pior vinho de um supermercado”, e os produtores ficaram chocados ao saber que ganhou um prêmio máximo.
Como um vinho tão barato foi premiado?
O programa de TV recrutou Eric Boschman, que foi coroado o maior sommelier da Bélgica em 1988, e realizou uma degustação de vinhos em uma mercearia local.
No local, Boschman procurou pelo pior vinho que pôde encontrar. Foram pagos € 2,50 em cada garrafa.
Os produtores do show substituíram o rótulo da garrafa por um modelo mais atraente que incluía uma pomba (uma homenagem ao nome do show) e até mesmo as cores do show.
Eles até inventaram uma história sobre o vinho, dizendo que o mesmo era feito de uvas cultivadas nas regiões de Côtes de Sambre e Meuse, na Valônia.
No final, a brincadeira foi um sucesso. O vinho foi avaliado como de “paladar suave, nervoso (uma qualidade de vinho fresco), rico, com aromas limpos e jovens que prometem uma agradável complexidade”, segundo a avaliação do júri.
De acordo com o programa, o experimento foi realizado porque muitos desses eventos usam jurados voluntários em vez de jurados profissionais.
Foi revelado que um de seus editores já havia se oferecido como voluntário para uma competição do tipo e descobriu que seu painel de jurados carecia de um único especialista genuíno.
Com isso, eles alertaram os compradores de que nem todas as medalhas de vinho são iguais. Enquanto alguns torneios são simplesmente operados como negócios, outros são executados com maior profissionalismo.
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