Nestes 5 países brasileiros podem fazer intercâmbio DE GRAÇA

Com a gratuidade oferecida por algumas de suas instituições, essas nações facilitam o trânsito de estudantes que sonham se especializar e, quem sabe, viver no exterior.

Enquanto uma parte dos estudantes tem foco no Brasil e deseja desenvolver suas carreiras aqui, a maioria deles sonha em ir para fora do país, estudar , e conhecer novas culturas ao mesmo tempo.

De acordo com um levantamento realizado pelo Business Marketing International (BMI), nada menos que seis a cada dez estudantes brasileiros sonham em estudar no exterior.

Infelizmente, realizar um intercâmbio é algo custoso por diversos fatores, incluindo os custos impostos pelas instituições de ensino. Contudo, algumas instituições internacionais oferecem cursos gratuitos para estudantes brasileiros, o que facilita a realização do intercâmbio.

Essa preciosa gratuidade é fruto da boa relação do Brasil com alguns países, nos quais as instituições cedentes estão localizadas. Ainda neste artigo, você conhecerá cinco países onde estudantes brasileiros podem estudar gratuitamente!

(Imagem: divulgação)

Quer fazer intercâmbio de graça? Nesses 5 países você pode

A maioria das instituições que oferecem bolsas de estudo para brasileiros foca-se em imersão em idiomas e cursos de pós-graduação, como mestrados e doutorados.

Ademais, vale ressaltar que, além do curso em si, o estudante precisa arcar com outras despesas, o que pode tornar o intercâmbio apenas parcialmente gratuito. De qualquer forma, o alto custo do ensino é liquidado, reduzindo os gastos.

Confira abaixo seis possíveis destinos para quem deseja estudar fora do país e busca uma opção gratuita!

1. Alemanha

Na Alemanha, existe o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), uma autarquia responsável por gerenciar tudo o que envolve a chegada de estudantes internacionais.

Por meio desta instituição, é possível acessar cursos de línguas e pós-graduação voltados para intercâmbio. Isso pode ser feito tanto por aqueles que vão para a Alemanha, quanto por quem deseja fazer um curso EaD, aqui do Brasil, vinculado ao DAAD.

2. Espanha

O segundo país da nossa lista é a Espanha, destino preferido de muitos brasileiros que desejam iniciar suas viagens pela Europa, principalmente por conta do idioma.

E, por falar em idioma, duas instituições espanholas, a Fundación Lengua e a Universidade de La Rioja, são referências em termos de intercâmbio, oferecendo cursos e imersões em espanhol totalmente gratuitos para estudantes estrangeiros.

3. Estados Unidos

Nos EUA, outro destino muito desejado por acadêmicos, existem oportunidades para quem deseja se graduar, trabalhar e estudar, além de também haver opções para os recém-formados.

Como exemplo, o The Research in Industrial Projects for Students (RIPS), que funciona em parceria com a Universidade da Califórnia, oferece vagas tanto para graduandos quanto para graduados.

Por outro lado, o Yale Young Global Scholars recebe até mesmo alunos do ensino médio, enquanto o importante programa Fulbright facilita a entrada de estudantes brasileiros que queiram fazer especialização, mestrado e doutorado nos EUA.

4. Finlândia

Na Finlândia, país nórdico amado por muitos brasileiros, a Finland Scholarships for University Students e o EDUFI Fellowships são instituições que dão preferência a estudantes brasileiros, chineses, russos, indianos e norte-americanos que desejam investir em pós-graduação e pesquisas.

5. Holanda

Por fim, temos a Holanda, que abriga duas instituições que funcionam como autarquias ligadas a outras instituições focadas em intercâmbio.

Estamos falando da Orange Tulip Scholarship e da Holland Scholarship, que facilitam a realização de graduações e pós-graduações para estudantes estrangeiros nos Países Baixos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.