No Brasil, Apple foi denunciada pelo Mercado Livre e será investigada; entenda o caso!

Irregularidades da marca no Brasil levaram o Mercado Livre a denunciar a Apple. No geral, a empresa norte-americana tem diferentes acusações.

A Apple chegou ao nível máximo de garantia no mercado comercial e quer permanecer em um alto patamar. No entanto, essa garantia pode surgir de forma que possa prejudicar seus concorrentes, o que deixa de ter totalmente válido: não há concorrência. Dessa forma, o Mercado Livre denunciou a Apple, sendo prontamente aceita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A empresa norte-americana está sendo indiciada por práticas que não garantem a competitividade no mercado e monopólio de seus serviços. De acordo com a Reuters, esta foi uma denúncia concedida ainda no fim do ano de 2022.

Denúncia do Mercado Livre

O Mercado Livre aponta que a empresa que produz o iPhone induz métodos restritos para quem faz as compras dos produtos. Existe, por exemplo, a exigência para os clientes realizarem o pagamento da Apple. Restringir a forma de pagamento impede que os clientes possam ser direcionados para as plataformas digitais dos sites que estão realizando a venda.

Esta é uma denúncia que advém de diferentes países: Coreia do Sul, Japão, União Europeia, Grã-Bretanha, índia e Indonésia. São casos que inibem a competição no mercado om outras marcas. Na Europa, a Apple enfrentou um processo contra a Epic Games. No Brasil, a marca permaneceu proibida de vender seus aparelhos por não portar o carregador no ato da compra.

“Investigações semelhantes estão sendo conduzidas por autoridades antitruste em outras jurisdições”, informou o Cade por meio de nota.

A Apple se defendeu

O Valor Econômico informou que a Apple saiu em sua defesa, apontando que o Cade e o Mercado Livre até o momento não implementou práticas que fossem contra a concorrência.

Em comunicado, os advogados Apple informaram que, de todo o mercado, 20% são da marca norte-americana:
“Funcionam apenas encobrir uma disputa privada contra a Apple com o objetivo de obter benefícios privados”, informou.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.