Nostalgia Romântica: descubra o que é esse recurso que pode salvar relacionamentos

Todos os casais possuem uma história, e relembrá-la é uma das formas de manter a chama do afeto viva.

Não são poucos os desafios que os casais precisam enfrentar para manter a paixão e o interesse entre si. Porém, infelizmente nem todos conseguem pensar em soluções eficientes para trabalhar o problema do afastamento, resultado das intempéries do tempo. Porém, um estudo de Nicholas Evans e outros autores sugere uma solução simples e prática: o uso da Nostalgia Romântica. Esse termo faz referência à constante lembrança dos bons momentos que o casal viveu.

Leia mais: Confira os benefícios de um amor saudável.

Entenda como funciona a Nostalgia Romântica

Originalmente, a palavra “Nostalgia” se refere à melancolia que alguém sente por motivo do afastamento de sua terra natal. Portanto, é um sentimento de saudosismo, de tristeza pela distância do lugar que se ama. Entretanto, na modernidade, essa palavra ganhou o sentido semelhante ao de saudade, que pode se aplicar não apenas a lugares, mas também a momentos e pessoas.

Logo, uma Nostalgia Romântica seria justamente um sentimento muito grande de falta de momentos vividos com o parceiro da relação. Geralmente, aponta o estudo, esses momentos tendem a ser os iniciais do relacionamento, como os primeiros encontros e descobertas amorosas. Como sabemos, o tempo e a convivência podem fazer com que as pessoas “percam o encanto” quanto aos parceiros, e isso pode ser bem prejudicial para a vida a dois. Dentro dessa situação, a Nostalgia Romântica pode ser um remédio eficiente.

O uso da Nostalgia Romântica para combater o esfriamento

Segundo os pesquisadores, casais que costumam relembrar os momentos felizes que viveram tendem a ser mais felizes e a lidar melhor com os desafios da relação. Isso porque eles evitam cair na armadilha mental que tende a nos fazer lembrar apenas dos momentos ruins e traumáticos.

Inclusive, essa é uma tendência comum em muitos casais, onde uma das partes lembra apenas daquilo que o outro fez e o que lhe machucou. Pelo contrário, lembrar das qualidades do outro que o levaram a se apaixonar será o suficiente para combater os pensamentos negativos. Como consequência, muitos casais conseguem encontrar o amor, mesmo nos momentos mais áridos de sua relação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.