Notas do Enem 2022 já podem ser consultadas, informa MEC

A divulgação do resultado do Exame foi antecipada; estudantes deverão acessar a página do Inep para ter acesso

O Ministério da Educação (MEC) informou nas redes sociais que o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 já está disponível. As notas podem ser consultadas na internet por meio da Página do Participante. A princípio, o resultado estava previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13/1), mas foi antecipado.

“A partir desta quinta-feira (9), os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)”, afirma a mensagem do MEC nas redes sociais.

Os estudantes participantes da prova poderão consultar a nota acessando a página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao realizar o login, informar o CPF e a senha cadastrada no sistema.

Produzido em 1998, o Enem tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. A prova funciona como uma das principais formas de entrada a educação superior no país, através do Sisu.

Além disso, o exame é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Prouni. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies.

De acordo com o MEC, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Instituições portuguesas de ensino superior que possuem convênio com o Inep também utilizam as notas em seus processos seletivos.

Alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores podem participar do exame.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.