Notas falsas: confira as cidades que mais sofreram com esse problema

25 milhões em notas apreendidas em 2021.

O Banco Central liberou um levantamento do ano de 2021 com a quantidade de notas falsificadas apreendidas em 2021.

De acordo com a Estatística de Falsificação, cerca de 217 mil cédulas falsas foram encontradas pela polícia no ano datado. Dentre as notas encontradas, a grande maioria estava entre as três maiores cédulas: R $200, R $100 e R $50.

Veja também: O dinheiro esquecido nos bancos poderá gerar “efeito multiplicador’’ na economia

O sudeste foi a região em que mais se encontraram notas falsificadas, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram as estatísticas do documento.

Na região sul, no Paraná, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina foram apreendidas 25.934, 14.322 e 12.473 cédulas respectivamente. Nas outras regiões os estados em destaque são: Goiás (11.610), Distrito Federal (8.572), Pernambuco (5.073) e Espírito Santo (5.055).

Apesar de a quantidade de cédulas falsificadas ter reduzido em comparação com 2020, foi observado um aumento de cédulas falsas de grandes valores. A cédula de R $200, por exemplo, sofreu um grande aumento em comparação com o ano anterior, de 4.000 foi parar em 104.000.

Contudo, a nota preferida pelos criminosos continua a ser a de R $100, cerca de 110.000 notas apreendidas pela Polícia Federal.

Produção das notas falsificadas

Apesar da apreensão de notas falsas ser comum no país, o  sistema de segurança de notas brasileiro é altamente qualificado. O dinheiro brasileiro é produzido pela Casa da Moeda, e conta com diversos sistemas de segurança como marcas d’água e alto-relevo.

Contudo, os criminosos ainda conseguem produzir notas falsas que circulam por algum tempo no mercado. Isso porque existem organizações criminosas que se especializam em descobrir os dispositivos de segurança das cédulas.

Esse problema não afeta apenas o Estado, uma vez que a circulação de cédulas falsificadas em grandes quantidades pode causar grande impacto na economia. E com isso, a moeda nacional é enfraquecida, o que causa outros problemas como a inflação.

A pena para o crime de falsificação de dinheiro no Brasil pode chegar a 12 anos de prisão.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.