Nova atualização do Google Chrome limita bloqueadores de anúncio

Google anunciou que a sua nova atualização estará disponível em 2023.

O navegador Google Chrome é um dos mais populares entre os usuários de internet, por isso que mudanças constantes em seu sistema são necessárias. Recentemente a Google anunciou que a sua nova atualização, o Manifest V3, estará disponível em 2023, contudo ela fará com que os bloqueadores de anúncios sofram impactos.

Leia Mais: Conheça 3 recursos super úteis do Google Chrome para seu celular

Anúncio de atualização do Chrome gera polêmica

A empresa está prestes a lançar o Manifest V3 para todos os usuários do Google Chrome. Ela anunciou as datas de liberação da atualização da plataforma para extensões do navegador, porém essa nova atualização vai restringir o funcionamento dos bloqueadores de anúncios. Espera-se que a mudança, um tanto quanto polêmica, chegue para todos em 2023.

Discussões sobre ela têm sido feitas desde 2019, quando o documento se tornou público pela primeira vez. Naquela época, muitas pessoas já se mostravam contra o sucessor do atual Manifest V2 por causa da alteração na política através das extensões para bloquear os anúncios de sites no geral.

Em 2020, o Google lançou o Chrome 88 que já mostrava os primeiros vestígios de como funcionaria o Manifest V3. Mais uma vez a preocupação retornou por meio da justificativa de garantir mais privacidade e segurança aos usuários. Contudo novamente falou-se sobre a restrição de regras que as extensões aplicariam em páginas da web.

Ainda assim a inserção começou a ganhar vida este ano.

O Manifest V3 vai limitar bloqueadores em breve

Em fevereiro de 2022, a Chrome Web Store abraçou a mudança ao não aceitar extensões no padrão Manifest V2. O gerente de produto do Google, David Li, divulgou os próximos passos para a inserção do Manifest V3.

Veja o cronograma do repositório a seguir:

  • Janeiro de 2023: o Manifest V3 vira um pré-requisito para ganhar o emblema “Em destaque”;
  • Junho de 2023: a loja deixa de listar as extensões vindas do Manifest V2;
  • Janeiro de 2024: o Google vai remover da loja todas as extensões sobre o Manifest V2.

A empresa comentou sobre os passos do navegador.

“A partir de janeiro no Chrome 112, o Chrome poderá realizar experimentos para desativar o suporte para extensões do Manifest V2 nos canais Canary, Dev e Beta”, afirmaram. “A partir de junho no Chrome 115, o Chrome poderá realizar experimentos para desativar o suporte para extensões do Manifest V2 em todos os canais, incluindo o estável.”  Para quem é desenvolvedor, a dica é única: é melhor se preparar para essas novas mudanças.

Usuários estão receosos quanto ao que esperar do Manifest V3

O Google está animado ao destacar os diferenciais do Manifest V3. Na publicação da última quarta-feira do mês de setembro, 28, Li diz que o novo padrão oferece aos usuários uma maior segurança aos instalar extensões, onde há uma transparência e um controle aprimorado de permissões.

Todo mundo preza por segurança de dados, porém o problema é a atualização restringirá certos tipos de extensão que, para as pessoas, são necessárias: os bloqueadores de anúncio. Isso é um incômodo desde 2019.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.