Nova camada de músculo é descoberta na mandíbula humana

A equipe descreveu uma camada adicional e mais profunda no músculo masseter.

Pesquisadores da Suíça descobriram uma nova camada de músculo em nossa mandíbula. A equipe descreveu uma camada adicional e mais profunda no músculo masseter, um músculo proeminente da mandíbula que se encontra na parte posterior da bochecha e ajuda na mastigação.

Suas descobertas foram publicadas recentemente na revista Annals of Anatomy. Eles recomendam que o músculo seja denominado Musculus masseter pars coronidea, que significa a parte coronóide do masseter.

A equipe realizou um estudo anatômico detalhado usando tomografias computadorizadas. Eles analisaram seções de tecido manchadas de indivíduos falecidos e dados de ressonância magnética de uma pessoa viva.

Reprodução/Jens. C. Türp/University of Basel/UZB)

 

A autora principal, Dra. Szilvia Mezey, do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basel, explicou: “Temos procurado esclarecer a arquitetura do músculo masseter não apenas do ponto de vista de um anatomista, mas também abordou-o pela ótica de dentistas especializados em dor orofacial. Essa nova abordagem nos permitiu localizar e descrever uma parte do músculo que foi simplesmente esquecida ou não especificada com detalhes suficientes por autores anteriores ”.

Quando questionada sobre qual era o papel desse músculo, ela acrescentou que, no momento, ele só pode ser deduzido com base na sua arquitetura. “É provável que esteja envolvido na retração da mandíbula inferior para trás em direção à orelha e na estabilização da articulação temporomandibular, por exemplo, durante a mastigação”, diz ela. A equipe planejou realizar uma análise detalhada da função do músculo para validar a teoria deduzida da arquitetura.

“A maioria das pessoas pensa na anatomia humana como uma ciência em que tudo foi totalmente descrito por décadas. No entanto, ainda existem muitas áreas do corpo humano onde descrições mais detalhadas são necessárias, especialmente em vista dos tratamentos médicos modernos que permitem intervenções mais específicas e focadas ”, acrescenta o Dr. Mezey.

Então, isso significa que nossos livros precisam de revisões? “Os livros didáticos de anatomia são revisados ​​regularmente com novas edições, seguindo os resultados das pesquisas mais recentes em todas as áreas da anatomia, não apenas no nível macroscópico, mas também incluindo histologia e embriologia”, conclui ela.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.