A Nova Carteira de Identidade já pode ser requerida em 12 estados
O novo documento promete facilitar a vida dos brasileiros.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já é uma realidade em quase metade dos estados brasileiros. O novo documento promete facilitar a identificação e reduzir burocracias. Ele reunir’ vários documentos em um só, além de possuir uma versão digital. Portanto, confira agora a respeito desse novo documento e os estados que já se adequaram ao seu uso.
O sistema de identificação único
Confira a respeito do novo sistema de identificação único e a criação de uma nova Carteira de Identidade Nacional:
Realidade do sistema de identificação unificada
O alto número de documentos e os números de identificação sempre fora, uma reclamação comum entre a população brasileira. Essa realidade está próxima de mudar, após a implementação do sistema de identificação único e da incorporação da tecnologia no sistema de identificação.
Assim sendo, largos passos já têm sido realizados visando a esse objetivo, como o desenvolvimento da modalidade digital para as carteiras de vacina, motorista e até mesmo de trabalho. Outro passo foi o cadastramento biométrico da população eleitoral, que movimentou todo o país.
O próximo passo desse processo de modernização do sistema de identificação brasileiro é justamente a criação de uma nova carteira de identidade nacional.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Nesse novo modelo, não há mais a presença do número de identidade, mas sim o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como único número de identificação. Essa identidade também possui o código internacional dos passaportes, MRZ, podendo ser utilizado para viagens.
Ainda, a CIN conta com um QR Code que permite a verificação de autenticidade por qualquer smartphone, identificando, dessa forma, documentos extraviados ou furtados. Assim como outros documentos, a nova CIN contará com sua versão impressa e uma opção digital.
Quanto à validade, o documento, seja físico ou digital, pode ser utilizado em todo o território nacional e possui prazo de validade variável pela idade.
Adequação dos estados
Essas novas mudanças requerem um tempo de adequação para os estados, sendo que, com a recente prorrogação pelo governo federal, os estados possuem até a data de 6 de novembro para se adaptarem ao novo sistema.
Entretanto, o documento já esta em vigor em 12 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com ministério, mais de 460 mil CINs físicas já foram emitidas até o mês de abril e mais de 330 mil foram baixadas pelo site oficial do governo ou pelo aplicativo.
Comentários estão fechados.