Nova CNH: Documento passa a valer em junho; Saiba o que muda
A nova Carteira Nacional de Habilitação vai seguir padrões internacionais. Veja agora quem já precisa emitir o documento.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças com o objetivo de modernizar e melhorar o documento. Nesse sentido, a nova CNH começa a valer a partir de junho, e quem for tirar a habilitação pela primeira vez ou renovar a carteira de julho em diante já precisará emitir o novo documento. Continue a leitura e entenda melhor o que vai mudar.
Leia mais: Novo RG: Quando emitir? Veja tudo que você precisa saber sobre o documento
Nova CNH — A troca é obrigatória?
A troca não é obrigatória para todos os motoristas. A atualização será feita gradualmente à medida que forem surgindo novas habilitações, renovações ou segundas vias. Portanto, se você ainda está longe do prazo para renovar a carteira, não precisa se apressar para tirar a nova CNH.
O que muda com a nova versão da CNH?
A nova carteira será emitida de forma impressa, mas também terá uma versão digital. A principal alteração é referente às cores do modelo, pois a carteira será toda em verde e amarelo. Ademais, contará com uma letra “P” indicando quem tem permissão para dirigir, ou um “D” para quem possuir a carteira definitiva.
Quadros para indicar as categorias da habilitação
Uma outra novidade do documento é um quadro com as diferentes categorias de habilitação, que vão servir para indicar para quais categorias o motorista possui licença. Além disso, também vai informar se o condutor usa a CNH para trabalhar e terá um campo de observações com restrições médicas, caso existam.
Número de identificação estadual e QR Code na nova CNH
A nova carteira de habilitação terá um número de identificação estadual, além do registro nacional, e contará com um QR Code no intuito de armazenar dados do documento. Essa ferramenta já está em uso nos documentos de habilitação desde 2017.
A validade da nova CNH será a mesma?
A mudança de modelo não irá alterar a validade da carteira de habilitação. A validade atual do documento é de 10 anos para condutores de até 50 anos e vai permanecer assim. Ademais, outras questões como o limite de pontos também não vão passar por alterações para quem emitir a nova CNH.
Comentários estão fechados.