‘Lagarto paraquedas’: descoberta revela nova espécie de réptil no subcontinente indiano

A descoberta foi feita por pesquisadores de uma universidade e um instituto indianos, que alertam para a necessidade de proteção da biodiversidade local.

Uma nova espécie de lagarto voador foi recentemente descoberta na Índia, ao longo da fronteira com Myanmar. Essa fascinante criatura, cientificamente conhecida como Gekko mizoramensis, ganhou o apelido de ‘lagarto paraquedas’, devido à sua habilidade única de planar pelo ar.

A descoberta desse espécime raro traz importantes revelações mais sobre a incrível biodiversidade da região sul da Ásia.

Veja também: Cobra Rato: animal misterioso do Oriente Médio é um réptil raro que intriga cientistas

Com vocês, o lagarto paraquedas

Foto: LAL MUANSANGA

O lagarto paraquedas é semelhante a outras espécies de lagartos voadores encontradas em Bangladesh, Myanmar, Tailândia e Camboja.

Com cerca de 20 cm de comprimento, esses pequenos lagartos possuem uma aparência camuflada, adaptada para se misturar perfeitamente com o ambiente ao seu redor.

Sua pele dobrável permite que eles realizem voos planados de uma árvore para outra, explorando o espaço aéreo com elegância.

A equipe de pesquisadores da Universidade de Mizoram e do Instituto Max Planck de Biologia dedicou esforços para capturar e estudar exemplares de lagartos paraquedas.

Eles observaram que esses animais são mais ativos no período que antecede o anoitecer, quando buscam por insetos para se alimentar. Essa descoberta revela um pouco mais sobre o comportamento e as características únicas desses lagartos voadores.

A importância da biodiversidade no sul da Ásia

A identificação dessa nova espécie de lagarto destaca a falta de conhecimento sobre a biodiversidade da região sul da Ásia. A escassez de registros de diferentes espécies em determinadas áreas ressalta a necessidade de mais pesquisas e estudos para preservar e compreender melhor o ecossistema local.

Os cientistas alertam para a importância de proteger o habitat desses lagartos e promover a conservação da rica diversidade biológica encontrada na Índia e em países vizinhos.

A nova descoberta incendiou ainda mais o fascínio pela biodiversidade e pela complexidade dos ecossistemas dessa parte do mundo. Com isso, as atenções estão direcionadas aos esforços de conservação de habitats, que visam preservar a diversidade e garantir a sobrevivência de espécies surpreendentes, talvez ainda não conhecidas, como o agora famoso lagarto paraquedas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.