Nova ferramenta do Google Chrome deve aumentar privacidade de usuários

Chamado de ‘Tracking Protection’, o recurso serve para bloquear a ação de cookies de terceiros no navegador.

Começou a funcionar nesta quinta-feira (4) o Tracking Protection, a nova ferramenta implementada pelo Google Chrome para evitar a ação de cookies de terceiros dentro do navegador.

Em resumo, o novo recurso bloqueia os cookies alheios, supostamente protegendo a privacidade dos usuários do Chrome e evitando transtornos com o envio massivo de publicidade baseada nas preferências das pessoas.

Desde 2020 o Google vem tentando implementar algo nesse sentido, mas sofre com as constantes reclamações de concorrentes, anunciantes e criadores de conteúdo, que acusam a Gigante das Buscas de estar monopolizando esse mercado.

Por sua vez, a big tech explica que essa medida visa apenas preservar a privacidade de seus utilizadores, como citado acima.

Google pode ser penalizado

A ativação do Tracking Protection não é obrigatória. Pelo menos nesse primeiro momento, em que a ferramenta ainda está em fase de testes, o Google selecionou usuários de forma aleatória para experimentar o novo recurso.

Os “premiados” já estão recebendo mensagens informando sobre o bloqueador de cookies, nas quais são questionados se querem ou não usar a ferramenta. Quem optar por desativar o Tracking Protection segue lidando com os cookies de terceiros normalmente.

(Imagem: divulgação)

Apesar disso, autoridades como a Competition and Markets Authority (CMA), do Reino Unido, estão observando atentamente as novidades do Google Chrome, sob a mesma alegação de tentativa de monopolizar o mercado de navegadores de internet.

Até o momento, não se sabe se (ou como) a usabilidade do Chrome será afetada com o novo protocolo de acesso à publicidade. Isso somente o tempo irá elucidar.

* Com informações de The Verge

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