Agora será muito mais fácil conseguir cidadania portuguesa; Veja como!

Nova medida irá beneficiar principalmente os netos de portugueses, bem como os casais.

Tem direito à cidadania de um determinado país as pessoas que comprovarem vínculos familiares com essa terra, de trabalho ou de moradia. No caso de Portugal, por exemplo, é necessário ser filho, neto ou bisneto de portugueses, apresentar comprovação de casamento ou união estável, ou morar no país há mais de 5 anos. Além disso, existem alguns trâmites que precisam de observação e dão certo trabalho. Porém, a boa notícia é que saiu uma nova lei para cidadania portuguesa que pretende deixar todo o processo mais fácil.

Leia mais: Salário Mínimo de Portugal: Veja os valores atualizados e os custos de vida do país.

Será mais fácil para netos de portugueses

No caso daqueles que são filhos de portugueses, sejam biológicos ou adotivos, o processo para a cidadania é relativamente fácil. Porém, por muitos anos, o trâmite era mais complicado para os netos, que precisavam que os pais também tivessem cidadania.

Porém, com a nova Lei, os netos de portugueses podem solicitar a emissão de cidadania mesmo que os pais não sejam cidadãos. Com isso, reduzem-se as idas e vindas ao país e o dinheiro gasto com aluguéis de imóveis ou até mesmo a exigência de um emprego formal para obtê-la. Essa medida deve facilitar sobretudo o processo para os brasileiros que compõem grande parte dos estrangeiros no país.

Novidades para os casados

Outro grupo que será beneficiado com as mudanças é composto por aqueles cujo cônjuge é português, tanto por casamento quanto por união estável. Isso porque agora, com apenas três anos de união estável, será possível realizar a solicitação para ganhar a cidadania. Além disso, torna-se desnecessário que o casal tenha filhos, desde que obedeça a esse tempo mínimo.

Por outro lado, as regras seguirão as mesmas para o caso de bisnetos, em que era necessário que pais, avós ou bisavós tivessem a cidadania comprovada. Ainda assim, existem chances de que, com essa mudança, elas possam valer também para esses grupos.

Vale ressaltar que o processo para a finalização do pedido de cidadania em Portugal costuma demorar de dois a três anos. Nesse ínterim, a pessoa pode conseguir vistos provisórios para a permanência em trabalho ou para estudos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.