Nova medida é aprovada e zera IPVA de algumas motos; confira
O objetivo desta ação é beneficiar os condutores de baixa renda, que usam mais esse tipo de veículo e que muitas vezes fazem parte do seu trabalho.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal votou favoravelmente na semana passada a nova medida de conceder IPVA zero a proprietários de motos de pequeno porte.
No entanto, o assunto ainda será debatido em plenário pelos 81 membros do Senado. A emenda aprovada – de autoria do senador Chico Rodrigues (Unio-PR) – agora amplia a medida para incluir motocicletas com até 170 cilindradas, onde era permitido apenas 150 cilindradas anteriormente. Confira mais!
Leia mais: Aplicativo ConectCar possibilita solicitar o parcelamento do IPVA online
A maioria dos proprietários de motocicletas de baixa cilindrada, segundo o legislador, são pessoas que utilizam esses veículos como meio de transporte para o trabalho. Ele também afirma que os cerca de 300 reais economizados em IPVA já estão ajudando no orçamento pessoal dessas pessoas.
A categoria de motos que terão isenção do IPVA
O projeto que foi aprovado pela comissão no final do ano passado, até agora, só beneficiava proprietários de motocicletas com até 150 cilindradas. No entanto, a proposta foi devolvida para análise porque recebeu duas emendas adicionais durante o processo de votação que devem ser revisadas.
Assim, as novas alterações antecipam que o IPVA zero para motocicletas será aplicado a modelos de até 170 cilindradas. O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) acatou os pedidos e afirmou que, mesmo que se chegue a uma resolução para reduzir o imposto, não deve substituir as leis de cada estado.
Pague o seu imposto com cartão de crédito
A única forma de pagamento do IPVA, por muitos anos, era apenas por meio de boletos bancários – que ainda é o método mais popular entre os cidadãos. Além disso, a depender da região, o valor total do imposto ainda pode ser dividido de três a cinco vezes.
No momento atual em que vivemos, os cartões digitais também aceitam pagamentos de boletos bancários em cartões de crédito, por isso que se torna possível parcelar o IPVA. Assim, os bancos digitais para acompanhar essa tendência, são especializados no pagamento de impostos. Por exemplo, em alguns estados, a Zapay tem parceria com o Detran.
Comentários estão fechados.