Nova onda de calor pode chegar a 45ºC e ‘não é normal’, dizem especialistas
MetSul afirma que temperaturas fogem do padrão para esta época do ano.
A nova onda de calor que atingirá o Brasil na próxima semana “não é normal”. É o que garantiram os especialistas da MetSul em um comunicado enviado à imprensa. “[As altas temperaturas] deveriam preocupar todos os brasileiros”, lê-se. Segundo o órgão, é incomum que “o mês termine com temperaturas 2ºC a 6ºC acima da média em quase metade do país”.
A previsão é de que, nos próximos dias, os termômetros marquem 45ºC em algumas cidades do Brasil. Sem contar que, ainda de acordo com a MetSul, o último mês foi o outubro mais quente por aqui desde 1961. Isso preocupa os especialistas, porque o calor afeta toda a nossa vivência.
“Temperaturas tão fora da curva histórica por longos períodos têm efeitos nocivos para a saúde humana, flora e fauna, e ainda para a economia, sobretudo a agricultura”, diz o comunicado.
Nova onda de calor acontece em todo o mundo
O fenômeno não acontece apenas aqui no Brasil. A Climate Central fez uma pesquisa, cujo resultado foi: a crise climática está revelando consequências em todos os cantos do mundo. De acordo com os especialistas, os últimos 12 meses foram os mais quentes da história do planeta.
Um relatório das recentes mudanças de temperatura mostrou que o aquecimento médio global foi superior a 1,3ºC. No entanto, o pior ainda está por vir.
Segundo a Climate Central, os efeitos só começarão a ser sentidos no ano que vem.
A culpa é nossa
Ainda de acordo com os especialistas, a mão humana pesou muito nos impactos climáticos. “Estamos no nível 3 ou superior. Isso indica que as alterações climáticas causadas pelo homem tornam as temperaturas elevadas ao menos três vezes mais prováveis”, salientam.
Por isso, antes que a situação fique ainda pior, eles recomendam que a redução da poluição por carbono ocorra o mais rápido possível. Isso vai “travar a tendência de aquecimento“.
Comentários estão fechados.