Nova teoria afirma que cavernas de Marte podem conter vida; mas, será mesmo?
Com diversas missões e estudos realizados, sabemos que Marte é um planeta inóspito atualmente e conta apenas com resquícios do que um dia pode ter sido.
Segundo uma nova teoria sobre Marte, é possível que exista vida em outros locais fora da sua superfície, em pontos mais escondidos, como em suas cavernas.
Há diversas evidências dos estudos sobre o planeta de que antigamente ele já possuiu oceanos. Isso pode indicar que, em algum momento do passado, o planeta vermelho abrigou algum tipo de vida.
Contudo, após pesquisas, foram descobertas redes de túneis sob a parte externa de Marte, podendo assim ser um local propício para que a vida continuasse a existir.
Vamos conferir mais detalhes sobre os estudos e as teorias que giram em torno do assunto.
Pode mesmo haver vida em Marte?
Mesmo com os estudos envolvendo o encontro com qualquer vida em Marte tendo sido deixados de lado, após os avanços tecnológicos conquistados por nós, a busca pela existência de microrganismos no planeta continua até hoje.
Segundo pesquisas, o astro conta com diversos canais e túneis sob sua superfície criados pela atividade vulcânica que um dia já existiu no local.
A presença desses túneis indica que em algum momento o planeta já teve condições climáticas mais próximas às que encontramos aqui na Terra.
(Imagem: divulgação)
Isso pode significar que, ao longo do tempo, Marte perdeu sua atmosfera e seu campo magnético. Isso acarretou o desaparecimento desses sistemas, porém deixando espaço para a possibilidade de vida microbiana nos canais e túneis subterrâneos de Marte.
Estudos na Terra podem ajudar com descobertas em Marte
De acordo com alguns especialistas, a existência desse tipo de “tubo de lava” também está presente na Terra, o que pode ajudar no estudo do planeta vermelho.
Com pesquisas sobre essas composições em nosso planeta, podemos entender se ainda há a possibilidade de vida microbiana em Marte.
Segundo a pesquisadora Chloe Fishman, o estudo de tubos de lava como os do vulcão Mauna Loa, no Havaí, podem servir como amostras. “Os micróbios que encontramos no Havaí podem ser semelhantes aos micróbios que viveram em Marte”, disse à NASA.
Portanto, as pesquisas sobre a possibilidade de vida no planeta continuam até o momento e visam entender qual a probabilidade da teoria se tornar realidade.
Contudo, até então, não existem informações claras o suficiente capazes de indicar que realmente há vida nos túneis encontrados sob a superfície de Marte.
Comentários estão fechados.