Nova York é eleita a melhor cidade do mundo; confira o top 10

A lista foi criada com base numa média de notas de cinco categorias analisadas separadamente.

Em mais uma edição do Índice de Cidades Globais, da Oxford Economics, realizada este ano, a cidade de Nova York, capital econômica dos Estados Unidos, apareceu como a melhor cidade do planeta.

Para criar essa lista, a Oxford Economics se baseia na análise de cinco pontos específicos: economia, capital humano, qualidade de vida, ambiente e governança.

Fazendo jus ao seu posto, NY ficou em 1º no quesito economia e em 4º no quesito capital humano.

As posições nesse ranking dependem de uma soma intrincada das notas médias de cada cidade. No entanto, a influência do lugar também conta na sua pontuação, afinal, isso também é um fator de destaque.

Geralmente, o Índice de Cidades Globais analisa o cenário de centenas de cidades de todo o mundo. Em 2023, por exemplo, a lista continha mil cidades, com 34 brasileiras se destacando.

Capitais importantes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e a capital federal, Brasília, estiveram nesse “bolo”.

Nova York é uma referência global de desenvolvimento e influência cultural. Imagem: reprodução

Top 10: Índice de Cidades Globais 2024

Confira a seguir as 10 melhores cidades do mundo neste ano, de acordo com a Oxford Economics.

    1. Nova York, Estados Unidos
    2. Londres, Reino Unido
    3. San José, Estados Unidos
    4. Tóquio, Japão
    5. Paris, França
    6. Seattle, Estados Unidos
    7. Los Angeles, Estados Unidos
    8. São Francisco, Estados Unidos
    9. Melbourne, Austrália
    10. Zurique, Suíça

    Como citado anteriormente, essas cidades reúnem boas notas de classificação nos pré-requisitos observados pela Oxford Economics. A média dessas notas elege ou rebaixa lugares no ranking.

    A lista contém surpresas interessantes, como no quesito economia, no qual Los Angeles (2º), San José (3º), Seattle (4º) e São Francisco (5º), todas nos EUA, ficaram à frente de grandes capitais, como Londres, Paris e Tóquio.

    Como explicação, está o fato de que essas cidades abrigam algumas das maiores empresas do mundo, como Los Angeles, lar de Hollywood, e San José, situada no famoso Vale do Silício, que hospeda gigantes tecnológicas como a Apple e a Alphabet (dona do Google).

    Seattle e São Francisco também não ficam atrás, sendo sedes de empresas como Microsoft e Amazon, Salesforce e Uber, respectivamente. Essa ligação com grandes corporações é o motor do aquecimento econômico desses lugares.

    *Com informações da revista Forbes.

    você pode gostar também

    Comentários estão fechados.