Novas mudanças no INSS: veja aqui quais são e como elas afetam a população

Veja aqui como uma mudança que irá gerar uma redução do número previsto para o salário mínimo afetará os brasileiros que querem se aposentar.

Algumas novas mudanças foram decididas pela Previdência Social e já vão começar a valer em todo o Brasil. Essa é uma pauta importantíssima, pois afeta a vida de todos, seja em relação à vida profissional ou por causa dos benefícios que são disponibilizados pelo instituto. Saiba o que mudou no INSS e quais as implicações das alterações.

Leia mais: 1000 vagas disponíveis: Novo concurso do INSS é divulgado

Nova aposentadoria

A Previdência Social juntou as duas formas de se aposentar, ou seja, o tempo e a idade. Sendo assim, para que uma pessoa se aposente, agora será preciso que haja o tempo necessário de trabalho e a idade determinada pelo INSS.

Agora as mulheres que têm um trabalho privado e urbano precisam ter 62 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição. Os homens, por sua vez, 65 anos de idade e 20 de contribuição. Já no que diz respeito aos servidores públicos, a mulher precisa ter 62 anos de idade e 25 anos de contribuição enquanto os homens 65 anos de idade e o mesmo período de contribuição.

Esses acima são alguns exemplos. Essa foi uma mudança que deverá afetar a vida de diversas pessoas, visto que muita gente vai demorar ainda mais para conseguir se aposentar por causa disso.

O valor das aposentadorias

Antes da tão falada Reforma da Previdência, o cálculo era a média de 80% dos maiores salários. Após essas alterações, o cálculo das novas aposentadorias passou a ser a média de 100% dos salários.

Essa acabou sendo outra alteração que também foi muito ruim para os trabalhadores, pois diminuirá a quantia que eles receberão de benefício, uma vez que a maioria das pessoas já recebeu salários mais baixos em algum momento.

Além desses exemplos de mudanças para acesso aos benefícios, o Ministério da Economia também reduziu a previsão para o salário mínimo do próximo ano. Essa decisão será sentida pelos profissionais de forma direta, pois haverá uma mudança também no seguro-desemprego destinado aos trabalhadores demitidos sem justa causa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.