‘Vai na Fé’: novela da Globo aborda tema sobre combate à intolerância religiosa
Novela das 19h é apontada como sucesso de audiência e aborda temáticas relacionadas à religião evangélica e de matrizes africanas.
Protagonizada por Sheron Menezes e José Loreto, “Vai na Fé” é a atual novela do horário das 19h na Globo. Muito além de uma trama romântica, o folhetim aborda temas como racismo, sexualidade e intolerância religiosa. Na trama de Rosane Svartman, o elenco principal professa a religião evangélica, porém outras também são retratadas.
Intolerância religiosa e papel educativo da dramaturgia
Considerada uma das religiões em ascensão no Brasil, estima-se que em 2032 o número de evangélicos será superior ao de pessoas que seguem a religião católica, segundo José Eustáquio Alves, da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE.
Pensando nisso, o folhetim das 19h foi criado para falar sobre este grupo de pessoas que deseja se ver representado na televisão. A autora da novela também decidiu tratar de outras religiões em “Vai na Fé”. Em 24 de fevereiro, por exemplo, ela retratou um rito do Candomblé.
De acordo com o público que segue a religião de matriz africana retratada na novela, o ritual do Ajere, relacionado aos orixás Xangô e Yansã, foi retratado de maneira semelhante à realidade. A partir disso, o público também se identificou e aplaudiu a representatividade abordada na novela, que está intimamente relacionada ao combate à intolerância religiosa.
✨✨✨✨ #VaiNaFé pic.twitter.com/Jv6ZSTjFOI
— TV Globo 📺 (@tvglobo) February 24, 2023
Isso acontece porque a dramaturgia também tem um papel educativo, afinal de contas, a televisão aberta ainda é um dos principais meios de comunicação e entretenimento de boa parte da população. Dessa forma, os temas abordados podem chegar ao público de forma leve e lúdica, com importantes lições.
Inclusive, este é um dos objetivos da Globo com a novela que, inicialmente, buscou se aproximar do público mais conservador, representado pela religião evangélica. Algum tempo depois, introduziu outros elementos para servir como fonte educativa no combate à intolerância religiosa que tanto já foi denunciada no país.
Hoje, “Vai na Fé” é uma das novelas de maior audiência na Globo, com 25 pontos no Ibope em São Paulo e Rio de Janeiro, registrados em 27 de fevereiro. Após a cena do dia 24, a novela também aumentou o seu engajamento nas redes sociais e segue conquistando o público.
Comentários estão fechados.