Novidade da Meta: governos ficam impedidos de bloquear o WhatsApp
Após os recentes acontecimentos no Irã e a ameaça de bloqueio, WhatsApp lança suporte que não permite ser bloqueado por qualquer governo.
Há pouco tempo, o Irã bloqueou o acesso ao WhatsApp e ao Instagram, dois aplicativos da Meta Platforms. A restrição foi feita depois que manifestações em massa fossem feitas como crítica à morte de Mahsa Amini, de apenas 22 anos, que foi presa pela polícia moral de Teerã, pois alegou que a mesma usava um “traje inadequado”.
WhatsApp é livre
Não apenas o Irã comete censuras contra a internet. A Síria, por exemplo, é mais um desses países entre vários outros que tentam limitar a população. Essas restrições obrigam os usuários, que desejem driblar os bloqueios, a utilizar serviços de uma rede virtual privada, conhecidos como VPN.
Agora, nesta última quinta-feira, 5 de janeiro, a Meta revelou que os usuários do aplicativo poderão utilizar servidores proxy para isso. Eles poderão então acessar todas as funcionalidades do serviço mesmo em países sob bloqueio. De acordo com a empresa, a versão mais recente do mensageiro já oferece suporte total a proxy.
Ainda de acordo com comunicado da equipe do WhatsApp: “Caso esses desligamentos continuem, esperamos que esta solução ajude as pessoas onde quer que haja necessidade de comunicação segura e confiável”. Eles seguiram alegando que tomarão qualquer medida que possam oferecer para que o serviço seja acessível, bem como não irão bloquear números de telefone iranianos, conforme foi mencionado ainda em setembro do ano passado.
O que é um servidor proxy?
Em resumo, um servidor proxy atua como uma ponte entre o aparelho e a internet. Por exemplo: ao acessar um site, o navegador envia uma solicitação ao servidor web de tal site, que retorna com a página pela qual você procurou. Já com um servidor proxy, quem envia a solicitação é ele, não você. Quem recebe a página de volta também é o proxy, não o usuário. Ele age como uma espécie de “filtro” ou, como mencionado, uma ponte.
Como usá-lo no mensageiro
Por fim, para utilizar esse novo recurso, basta seguir o passo a passo abaixo:
No iOS
- Atualize o WhatsApp para a versão mais recente;
- Acesse “Configurações” no aplicativo;
- Vá em “Armazenamento e dados”;
- Toque em “Servidor proxy”;
- Agora em “Usar servidor proxy”;
- Coloque o endereço do servidor proxy desejado;
- Em seguida, salve;
- Caso seja possível estabelecer a conexão, um “tique” será exibido.
No Android
- Atualize o WhatsApp para a versão mais recente;
- Na guia “Conversas”, acesse “Mais opções”;
- Acesse as “Configurações”;
- Vá para “Armazenamento e dados”;
- Toque em “Servidor proxy”;
- Agora vá em “Usar servidor proxy”;
- Selecione “Definir servidor proxy”;
- Coloque o endereço do servidor proxy desejado;
- Em seguida, salve;
- Caso seja possível estabelecer a conexão, um “tique” será exibido.
Comentários estão fechados.