Novo avião do futurista da NASA é uma fusão entre inovação e estilo vintage
Contrariando as expectativas por um avião "estilo Star Wars", a NASA está lançando uma aeronave com estilo retrô.
A NASA revelou sua escolha final para o novo “X-avião”, também conhecido como avião do futuro, que será um protótipo de demonstração de novas tecnologias desenvolvido em colaboração com a Boeing.
Embora houvesse expectativas de um avião movido a jato de plasma, a seleção final pode ter deixado alguns desapontados. No entanto, tanto a agência espacial norte-americana quanto a Boeing têm como objetivo explorar e demonstrar avanços tecnológicos significativos no projeto do avião do futuro.
A tradição da NASA de designar suas aeronaves experimentais com a letra “X” remonta aos anos de 1940, quando a sua agência precursora, conhecida como NACA (Comitê Consultivo Nacional para Aeronáutica), estabeleceu um programa conjunto com a Força Aérea e a Marinha para desenvolver aeronaves experimentais.
Em 2010, a NASA lançou um programa para explorar os conceitos de aviões modelo 2025. Diversas propostas foram apresentadas, e o X-66A é o resultado desse processo de seleção.
No entanto, algumas pessoas consideraram essa escolha como conservadora em comparação com a história dos X-aviões e as visões mais futuristas de aeronaves propostas por outras empresas.
Pode não ser tão revolucionário em termos de design, mas o X-66A representa um passo importante para avançar em direção a uma aviação mais sustentável.
NASA aposta em um voo sustentável
O projeto tem como objetivo engajar indústrias, incluindo designs inovadores de asas. Essas tecnologias têm uma alta probabilidade de serem adotadas na próxima geração de aviões de passageiros de longo alcance.
Engenheiros da NASA e da Boeing acreditam que essa configuração de asa tem uma maior probabilidade de ser amplamente adotada em futuras aeronaves comerciais de transporte.
Além disso, outras tecnologias também serão incorporadas ao demonstrador para alcançar reduções significativas no consumo de combustível e nas emissões, com o objetivo de atingir até 30% de melhoria.
A agenda estabelecida planeja realizar os primeiros voos do X-66A em 2028. Esses voos de teste serão cruciais para obter dados e informações valiosas que servirão de base para as decisões da indústria aeroespacial em relação ao projeto de novas aeronaves a partir de 2030.
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