Atenção, pais! Novo desafio do Tik Tok pode ser prejudicial à saúde dos jovens
Algumas propostas trazem preocupações aos especialistas e responsáveis pelos adolescentes. Todos já se depararam com desafios que incentivam os jovens a inalar um desodorante, por exemplo.
A rede social Tik Tok já se tornou o maior vício dos jovens ao redor do mundo todo. Eles compartilham histórias, jogos, danças e criam outros vídeos de entretenimento que viralizam em questões de segundos.
Alguns d0s desafios vistos causam preocupações. Lembra da trend de inalar um desodorante? Pois é! De onde essa veio, há mais: a mais nova aflição dos pais é o desafio de fumar cotonete que já tem sido aceito por muitos jovens.
Leia mais: Nova rede social Octi quer ser alternativa saudável ao Instagram e Tik Tok
O “jogo” em questão é bem simples. Basta queimar o palito de plástico e então inspirar a fumaça. Há alguns vídeos na rede social nos quais os adolescentes encenam algumas partes de filmes de sucessos ou séries nas quais o cigarro está presente de alguma forma. Para esta simulação, eles acabam utilizando o cotonete para representar o tabaco.
Quais são os danos à saúde do desafio do Tik Tok?
Tornou-se necessário explicar que, quando entram em combustão, o algodão e o plástico acabam gerando uma substância tóxica em forma de fumaça. A inalação disto pode trazer riscos graves à saúde das pessoas, assim como qualquer outra inalação de diferentes tipos de fumaça que são resultantes da queima de algum material.
Segundo os especialistas no assunto, fumar cotonete é uma ação bastante prejudicial, pois é possível desencadear graves doenças respiratórias, como a asma e bronquite. Se não elas, algumas ainda mais sérias, como é o caso da bissinose, uma doença ocupacional que aflinge os funcionários da indústria do algodão.
Esta doença é contraída por meio da inalação forçada de algodão, linho e cânhamo. Apesar de ser considerada rara, ela tende a aparecer em pessoas que trabalham diretamente com algodão que não foi processado. Os sintomas da são bastante similares aos da asma, ou seja, há o aperto no peito, chiado e a tosse. Em casos mais sérios, os enfermos podem apresentar sintomas iguais aos de uma gripe. Veja alguns deles:
- Dores musculares e articulares;
- Tosse seca;
- Febre;
- Fadiga;
- Tremores.
Eles tendem a sumir quando você não está mais exposto à poeira, mas o pulmão pode apresentar sequelas permanentes, caso continue ficando exposto ao problema. Fumar pode aumentar a possibilidade de contrair bissinose. Um histórico de asma e alergias aumentar este risco. Esqueça o “desafio” e não fume cotonete.
Comentários estão fechados.