Novo design do Google Maps desagrada ex-designer da empresa; ‘é menos humano’
A mudança pode ser vista nas cores dos mapas e nos seus traços, que agora estão mais minimalistas.
O Google anunciou recentemente que realizará uma atualização no visual do Google Maps, seu renomado aplicativo de geolocalização.
Conforme mostrado em prévias das atualizações, o aplicativo deve adotar traços mais minimalistas, assim como uma leve mudança de tonalidades e a inclusão de mais detalhes, como nomes de ruas, indicação de postos de abastecimento para carros elétricos, entre outros.
Apesar de parecer boa, a atualização não está agradando algumas pessoas, incluindo a ex-designer do Google, Elizabeth Laraki, que trabalhou na formulação do aplicativo em seus primórdios.
Novo visual do Google Maps desagrada uma de suas criadoras
Em uma postagem feita em seu perfil no X, antigo Twitter, Laraki afirmou que o novo visual dos mapas do Google está “menos humano” e “mais frio”.
Elizabeth refere-se a um dos modos de visualização de mapas, no qual os relevos reais são substituídos por uma espécie de ilustração. Esse método tem como objetivo facilitar a interpretação cartográfica.
Há 15 anos, ajudei a criar o Google Maps e ainda o utilizo diariamente. Na semana passada, a equipe alterou drasticamente o design visual do mapa, e eu não gostei! Agora ele parece mais frio, menos preciso e menos humano, opinou Laraki.
(Imagem: divulgação)
Ainda segundo Elizabeth, os novos mapas parecem ter sido “gerados por computador” e estão “menos precisos” do que os anteriores.
A ex-designer do Google não está sozinha em sua opinião contrária à novidade lançada pela empresa. A pesquisadora Sasha Luccioni, que atua na Hugging Face, uma startup especializada em Inteligência Artificial, também criticou a atualização.
Estou definitivamente atrasado para a festa, mas este novo esquema de cores do Google Maps é uma porcaria”, exclamou.
Alguns usuários “comuns” do X também demonstraram descontentamento. “Por que os mapas do Google mudaram as cores de repente?”, indagou um internauta. “A água realmente passou de azul para turquesa?”, questionou outro.
Nem tudo é crítica
Apesar de enfrentar certa desaprovação quanto ao design, o novo visual do Google Maps vem agradando em relação à riqueza de detalhes agora implementada.
De acordo com a própria Elizabeth Laraki, as indicações de estradas, rodovias, trilhas e linhas de tráfego estão bem mais visíveis. Nesse sentido, um usuário comentou que, com o novo esquema de cores, o aplicativo está muito mais “agradável aos olhos”.
Vale destacar que as mudanças implementadas no Google Maps afetaram apenas um modo de visualização específico. Até o momento, o modo “Relevo” de visualização permanece inalterado.
Comentários estão fechados.