Novo Ensino Médio: MEC começa a fazer audiências públicas sobre mudança
Ministério pretende fazer consulta pública sobre as alterações no estilo de ensino brasileiro até o dia 6 de junho.
O Ministério da Educação (MEC) iniciará nesta quarta-feira, 11 de maio, um conjunto de várias audiências públicas sobre as reformulações do Novo Ensino Médio.
A ideia é ouvir várias entidades educacionais sobre o assunto. Além disso, o ministério quer ouvir o que dizem conselheiros da Câmara de Educação Básica sobre a Consulta Pública de Avaliação e Reestruturação da Política Nacional do Ensino Médio.
A pasta estima que quatro audiências públicas entre maio e junho, para que, por fim, uma consulta pública ocorra no dia 6 de junho. No entanto, o governo federal não descarta que a data seja prorrogada.
Novo Ensino Médio só será implementado depois de ouvirem todas as partes
O Ministério da Educação quer ouvir a sociedade e também quem trabalha com Educação antes de qualquer mudança no Ensino Médio. Com isso, poderão tomar as melhores decisões.
Com isso, o MEC decidiu suspender a implementação do Novo Ensino Médio, que aconteceria neste semestre. A informação foi confirmada pelo próprio ministro, Camilo Santana, em entrevista à imprensa.
Segundo ele, faltou diálogo com gestores públicos e também com os próprios brasileiros sobre o assunto. Por isso, o governo federal está apostando tanto em consultas públicas.
Já que o Novo Ensino Médio ainda não foi implementado, as mudanças que aconteceriam no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) também foram adiadas.
Quais seriam as mudanças?
O novo modelo de ensino previa um aumento gradual no número de horas cursada pelos estudantes. O que está em vigência é que os alunos têm até 800 horas-aula por ano. No final do terceiro ano, somam-se 2.400 horas. Entretanto, a ideia é que, no fim do Ensino Médio, eles tenham cursado no mínimo 3 mil horas.
Além disso, havia, no planejamento original, a intenção de reorganizar o currículo dos alunos. Eles aprofundariam o conhecimento, escolhendo entre quatro grandes áreas de formação: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza ou Ciências Humanas e Sociais.
Haveria, ainda, a opção de escolher uma Formação Técnica e Profissional.
Comentários estão fechados.