Novo Ensino Médio começa a ser adotado neste ano: veja o que muda

A proposta, que foi aprovada em 2017, tem o objetivo de tornar essa etapa escolar mais atrativa aos estudantes.

Desde que surgiu o debate acerca da mudança da dinâmica do ensino médio no Brasil, a ideia gerou muitos conflitos. Mesmo com essas sérias oposições, vindas principalmente dos professores, o projeto teve aprovação em 2017. Agora, em 2022, a reforma do novo ensino médio finalmente começará a ser implementada, tanto nas instituições públicas quanto privadas, e traz uma série de mudanças, como a ampliação no horário das aulas e a reforma curricular.

Leia mais: Novo projeto é aprovado para ser aplicado nas escolas: Educação Financeira.

Esse último ponto, em particular, tem defesas e acusações por todos os lados, e tem como ideia principal dar mais autonomia ao aluno. Entretanto, alguns profissionais da área da educação acusam o novo modelo curricular de rejeitar algumas matérias.

Base Nacional Comum Curricular

O novo ensino médio irá dividir o conteúdo das disciplinas do ensino médio em duas vertentes. Uma delas é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será igual para todos os alunos do país e também obrigatória. A outra parte será de escolha dos próprios alunos, que deverão optar por uma ênfase.

Desse modo, os alunos poderão escolher entre matérias de linguagens, ciências exatas e da natureza, ciências humanas, ou também o ensino técnico. Com isso, o Ministério da Educação busca fortalecer o vínculo entre a escola e a academia e o mercado de trabalho.

Todavia, os setores mais conservadores dos sindicatos de professores temem que matérias como filosofia e sociologia sejam sucateadas no novo currículo. Por isso, os educadores reagiram desde o início do projeto para que o novo ensino médio não tivesse aprovação.

Como será a implantação?

Segundo o Cronograma de Implantação do Novo Ensino Médio, de julho de 2021, os alunos do primeiro ano receberão o novo ensino médio já em 2022. Assim, o governo poderá observar o que deve ser modificado durante essa primeira experiência. E então, nos anos de 2023 e 2024, segue-se a implantação nos outros dois anos do ensino médio. Portanto, nesse ano já vamos contemplar um pouco de como irá funcionar essa nova forma de ensino no Brasil.

Por fim, se essa informação foi útil para você, então compartilhe a matéria com os amigos e familiares! Dessa maneira, você estará nos ajudando a divulgar informações relevantes com qualidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More