Novo golpe com iPhone roubado: fique atento ao seu iCloud
Caso você não tenha conseguido o aparelho de volta, siga o que é orientado neste artigo e, em hipótese alguma, retire o dispositivo do seu iCloud.
Os celulares da Apple são muito seguros e contam com recursos antifurto incríveis. Com eles, mesmo que você tenha o seu iPhone roubado, é possível se certificar que ele não será utilizado por quem o roubou. Mas é preciso ter atenção: um novo golpe, cada vez mais comum, tem utilizado de uma brecha no sistema de segurança da maçã.
Leia mais: Recurso do iPhone vira um botão secreto; saiba como funciona
Como funciona o novo golpe no iPhone?
Quem trouxe a situação e o alerta à tona foi o usuário “navalsquat” no Reddit. Segundo ele, depois que o celular é roubado, uma pessoa entra em contato com o dono, por meio do número previamente configurado na segurança do iCloud, dizendo que o comprou sem saber que era de outra pessoa.
Os golpistas dizem que estão preocupados, porque os dados da pessoa ainda gravados no telefone e afirmam que os ativaram sem querer. Então eles pedem para que ela remova o seu iPhone do seu ID Apple, pois assim as informações não ficarão “dando sopa”.
Não se engane: esse é o golpe. No momento em que você tira o telefone roubado do iCloud, ele fica desbloqueado para que o golpista faça o que quiser. Ele pode vender o aparelho ou mesmo usar para benefício próprio.
E se eu não remover?
Se você optar por não remover o iPhone roubado, ele basicamente vira um peso de papel para os golpistas. O máximo que ele pode fazer é desmontá-lo para vender algumas peças.
iPhone roubado: e agora?
Se você teve o telefone roubado, não se desespere. A primeira coisa a se fazer é acessar o aplicativo Buscar em qualquer dispositivo Apple no qual você está conectado. Caso não tenha, entre no seu iCloud em qualquer computador. Depois de fazer seu login, marque seu iPhone como “Perdido”.
Durante o processo, você pode deixar um contato para que alerte – quem encontrar o telefone – que ele tem dono. Se o aparelho estiver conectado à internet, você poderá ver a localização do último momento em que ele estava online.
Com esta informação em mãos, pode fazer um boletim de ocorrência na polícia, pois eles tocarão o caso. De forma alguma remova o iPhone roubado do seu iCloud, mesmo que você não tenha o recuperado.
Comentários estão fechados.