NASA encontra um novo planeta próximo à Terra
O planeta descoberto pela NASA, que recebeu o nome de Wolf 1069b, tem dimensões parecidas com a Terra e está bem próximo de nós.
Recentemente foi encontrado pela NASA um novo planeta. Por estar localizado em uma anã vermelha, recebeu o nome de Wolf 1069b, e é considerado um exoplaneta. Em relação à Terra, está a uma distância de aproximadamente 31 anos-luz, de acordo com as estimativas do telescópio James Webb. Veja um pouco mais sobre.
Wolf 1069b: planeta descoberto pela NASA
O telescópio James Webb descobriu um planeta localizado a uma distância de 31 anos-luz da Terra. Ele fica próximo a uma anã-vermelha, um tipo de estrela com baixa luminosidade, e, por isso, recebeu o nome de Wolf 1069b. Além de descobrir a localização, o telescópio revelou alguns detalhes sobre o planeta, como suas dimensões aproximadas.
Wolf 1069b
A foto acima foi feita por um satélite, em setembro de 2022, e mostra o exoplaneta recém-descoberto. Ela revela características similares às de outros planetas, como os anéis, parecidos com os de Saturno. Essa descoberta foi publicada na revista Astronomy & Astrophysics, com as análises conduzidas pela astrônoma Diana Kossakowski, do Instituto Max Planck de Astronomia.
Características parecidas com as da Terra
De acordo com os pesquisadores, o Wolf 1069b tem uma atmosfera possivelmente habitável. Com essa descoberta, o novo planeta entra na lista de regiões no universo onde a vida poderia ter se desenvolvido. Ele orbita a anã-vermelha Wolf 1069b e é o sexto planeta mais próximo da zona habitável dessa galáxia.
Projeto Carmenes
Esse projeto estuda planetas com potencial de habitação. Eles criaram um dispositivo capaz de encontrar mundos com capacidade de ser habitáveis, utilizando o Observatório Calar Alto, na Espanha.
A astrônoma líder do projeto, Diana Kossakowski, disse, em nota:
“Quando analisamos os dados da estrela Wolf 1069, descobrimos um sinal claro e de baixa amplitude do que parece ser um planeta com massa aproximada à da Terra.”
Segundo a cientista, apesar de o novo planeta ter uma distância menor da sua estrela em comparação ao Sol e à Terra, a radiação recebida é menor lá. Conforme estimativas, a radiação recebida pelo planeta é equivalente a 65% da que nós recebemos do Sol. Isso tudo torna o lugar propício para o desenvolvimento da vida.
Comentários estão fechados.