Gaslighting Médico: O que é e como se proteger?
Após a denúncia de diversos pacientes, o “gaslighting médico” acabou se tornando uma expressão muito conhecida na sociedade.
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre o “gaslighting médico”, que é uma expressão utilizada para designar um tipo de manipulação feita por médicos até que a vítima não consiga mais acreditar na sua própria percepção da realidade. Além dessa manipulação, o gaslighting também apresenta sinais como: Deixar de pedir exames, desdenhar e muitas vezes minimizar os sintomas de suas vítimas.
Leia mais: Médicos são acusados de uso indevido de recursos do SUS
Afinal, o que é o gaslighting médico?
O gaslighting, atualmente, é classificado como uma forma de violência psicológica na qual os abusadores distorcem a realidade e acabam omitindo e criando informações inexistentes a fim de desestabilizar a saúde mental de sua vítima. É algo que infelizmente está se tornando extremamente comum, principalmente no meio da saúde. Ultimamente, muitas vítimas vêm se queixando de descasos médicos e enquadram suas situações como “gaslighting médico”. Os manipuladores podem utilizar de diversas formas e fatores para desestabilizar a vítima, sendo umas extremamente fáceis de serem identificadas, e outras sendo mais sutis.
Esses tipos de casos ocorrem principalmente com as mulheres, já que elas passam pelo período da menopausa, que é conhecido por seus diversos sintomas em todas as mulheres, entre eles a confusão. Por isso, nesses casos, a melhor opção é estar sempre preparada para não acabar se tornando mais uma vítima.
Como se proteger?
Para conseguir se proteger de casos como estes que configuram o gaslighting médico, é preciso saber identificar as principais táticas de manipulação utilizadas pelos mesmos, que são elas: A mentira, a chantagem emocional e a humilhação. Além de estar sempre preparada, anotando todos os sintomas, ler o máximo possível sobre o assunto e sempre questionar o médico sobre suas dúvidas durante as consultas.
Em segundo plano, é necessário que você procure o máximo de apoio, para que consiga se afastar do manipulador o mais rápido possível. Além disso, também é extremamente eficaz que as vítimas procurem um psicólogo para que consigam neutralizar seus traumas e possam seguir em frente.
Comentários estão fechados.