Novo RG começará a ser emitido a partir da próxima semana; saiba tudo!
Entre as novidades do novo documento básico de identificação, está uma versão atualizada com QR Code e validade variável conforme a idade do titular.
A partir da próxima segunda-feira, 6 de novembro, a Carteira de Identidade Nacional, o novo modelo do documento básico de identificação dos brasileiros, estará disponível em todos os estados.
Inicialmente programado para ser lançado em março, o Governo Federal adiou a data de apresentação do novo RG. A primeira via e a renovação do documento continuam sendo gratuitas, mas a segunda via terá uma taxa estipulada por cada federação.
Como é o modelo novo?
O novo “RG” estará disponível em versões em papel e no formato digital, seguindo o exemplo da Carteira Nacional de Habilitação.
É importante ressaltar que o modelo antigo permanecerá válido até 28 de fevereiro de 2032, não sendo obrigatória a sua substituição neste momento.
Diferentemente da versão anterior, que possuía um número próprio, o novo documento utiliza o CPF para identificar o titular.
Além disso, apresenta um único campo para o nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não faz referência ao sexo da pessoa.
(Imagem: Governo Federal/Reprodução)
Uma das características inovadoras é a presença de um QR Code que possibilita a verificação da autenticidade do documento, bem como se ele foi extraviado ou furtado.
O novo modelo também conta com um código de padrão internacional chamado MRZ, utilizado em passaportes, tornando-o um documento de viagem.
A validade da Carteira de Identidade Nacional varia conforme a idade do titular: cinco anos para pessoas de até 11 anos e 364 dias, dez anos para pessoas de 12 a 59 anos e 364 dias, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.
Atualmente, 12 estados brasileiros já estão emitindo o novo documento:
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Acre;
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Alagoas;
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Goiás;
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Mato Grosso;
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Minas Gerais;
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Pernambuco;
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Piauí;
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Paraná;
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Rio de Janeiro;
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Rio Grande do Sul;
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Santa Catarina.
A partir da próxima semana, outros 10 estados e o Distrito Federal também passarão a emitir apenas a nova versão, conforme informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos:
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Acre;
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Alagoas;
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Amazonas;
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Goiás;
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Maranhão;
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Mato Grosso;
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Minas Gerais;
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Piauí;
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Rio Grande do Sul;
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Santa Catarina;
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Distrito Federal.
Por outro lado, os demais 16 estados, incluindo São Paulo, continuarão a emitir os dois modelos por enquanto.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), a Polícia Civil já aderiu ao novo documento e está trabalhando na integração com a Receita Federal do Brasil e o Ministério da Justiça e Segurança Pública para cumprir o prazo estabelecido em novembro de 2023, conforme o artigo 24 do Decreto 10977/2022.
Este avanço no sistema de identificação proporciona mais segurança e eficiência, simplificando o processo de autenticação e garantindo maior durabilidade ao documento.
Com a implementação completa em todo o país, os brasileiros terão à disposição um documento de identidade moderno e alinhado com as demandas tecnológicas da sociedade atual.
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