Novo RG digital: Como solicitá-lo?

Saiba como solicitar o novo RG digital que se tornou obrigatório no Brasil.

Foi lançado um novo modelo de carteira de identidade nacional em todo o Brasil. Isso aconteceu com o objetivo de juntar o RG e o CPF e torná-lo um documento mais completo, com novas informações que não haviam antes. Além disso, oferecerá também mais segurança com a sua versão do RG digital.

Leia mais: Nova Carteira de Identidade: 8 estados já podem emitir

Essa novidade foi divulgada pelo Governo Federal e começou a vigorar desde o dia 1º de maio deste ano. Esse será um documento que tornará tudo mais prático, pois terá todas as informações importantes e precisas em apenas um só documento, fazendo com que as pessoas não precisem sair com vários documentos para os lugares, correndo um grande risco de perdê-los.

Novidades deste novo documento

Como dito, nesse novo documento as informações contidas no CPF também serão inseridas no RG, sendo assim nele terá seus dados de saúde, como por exemplo, o seu tipo sanguíneo e se você é um doador ou doadora de órgãos. Além disso, também terá código MRZ, que está presente em passaportes, fazendo assim com que esse documento também seja aceito como documento de viagem.

Por ser uma versão digital, ele também oferecerá uma segurança ainda maior, evitando possíveis fraudes, e sempre andará com a pessoa sem riscos de esquecer de levá-lo para algum lugar importante. Ele terá a possibilidade de validação eletrônica de autenticidade via QR Code, inclusive off-line.

Em relação a validade desses novos documentos, o Governo Federal, anunciou que será de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade, de 10 anos para quem tem de 12 a 59 e validade indeterminada para quem possui mais de 60 anos.

Como solicitar?

Para que você consiga ter esse novo documento, é preciso que:

  • Se dirigir ao órgão emissor do seu estado;
  • Apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • A identificação do cidadão será averiguada por meio do portal GOV.BR;
  • Depois, o órgão emissor informará o cidadão sobre o prazo de retirada do documento em papel;
  • Logo após recebê-lo, a pessoa poderá acessá-lo também na versão digital pelo aplicativo GOV.BR.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.