Novo RG nacional: Identificação agora dispõe de modelos físico e digital
No artigo de hoje, vamos contar as novidades quanto à nova versão do documento de identidade e quais estados já podem garanti-la.
Em 2022, o governo brasileiro passou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) – documento que considerará apenas o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral para todo o país. No artigo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa novidade e falar também os estados que já podem emitir o novo RG nacional. Confira e saiba mais.
Leia mais: Saiba como baixar o aplicativo do novo RG Digital
Nova Carteira de Identidade Nacional
Nessa nova versão, o número de RG será extinto e apenas o CPF será aceito, tendo como objetivo unificar o número do documento em todo Brasil e aumentar a segurança sobre os dados pessoais dos indivíduos, diminuindo assim as falsificações e as fraudes. O novo RG nacional terá duas versões: A física e a digital. A versão digital possui um QR code que permitirá a conferência de sua autenticidade, além de trazer outras informações – como se o documento foi furtado ou extraviado, por exemplo.
Essa nova versão servirá também como um documento de viagens, visto que, apresentará o chamado código padrão internacional (MRZ) – o mesmo usado em passaportes. Vale ressaltar que só foi autorizado o uso do documento de identidade nos postos dos países do MERCOSUL.
O custo para fazer a nova Carteira de Identidade é zero, tendo 10 anos de validade para pessoas com até 60 anos. Já para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Confira agora quais os estados que já podem garantir essa nova versão do documento de identidade e até quando o atual documento será aceito:
1. Quais estados já podem emitir o novo RG nacional?
- Rio Grande do Sul;
- Acre;
- Pernambuco;
- Goiás;
- Minas Gerais;
- Paraná;
- Santa Catarina;
- Distrito Federal.
O governo espera que até março de 2023 todos os estados já estejam trabalhando com a nova versão.
2. Até quando podemos fazer o novo RG nacional?
Não tem pressa, visto que, o atual documento tem validade até o ano de 2032.
Comentários estão fechados.