Enem terá novo formato de prova a partir de 2024

Mudanças acompanham as diretrizes do Novo Ensino Médio estabelecido pelo Governo Federal. Apesar das alterações, o Enem continuará a ser realizado em duas etapas.


O Governo Federal anunciou a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) na última quarta-feira (14). De acordo com o cronograma, as novidades devem ser implementadas já em 2022. Com isso, mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão inevitáveis.

O cronograma divulgado pelo Governo garante aumento de 800 para 1 mil horas de permanência na escola. Assim, os estudantes ficarão por mais tempo dedicados à educação.

A implantação das novas diretrizes se dará de forma gradual. Em 2022, alunos do 1º ano já terão aulas de acordo com o NEM. Em 2023, as mudanças atingirão o 1º e o 2º ano. 

Só em 2024 o processo se completa nos três anos do Ensino Médio. O NEM tem como foco a escolha de disciplinas pelos jovens estudantes.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não esteve presente no evento que seria sediado no Palácio do Planalto. Bolsonaro precisou ir ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. O presidente brasileiro sofre com dores abdominais. Por isso a solenidade foi transferida para a sede do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O NEM foi estabelecido com base em cinco itinerários formativos:

  • Linguagens e tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da natureza;
  • Ciências humanas; e 
  • Formação técnica e profissional.

Cada estudante terá o direito de escolher as disciplinas que pretende cursar.

O Ministério da Educação (MEC) também anunciou a instalação de centros de mídia em cada estado da Federação. O objetivo é oferecer ensino híbrido (digital e presencial) para a população.

Mudanças no ENEM a partir de 2024

Com as mudanças, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também sofrerá alterações. Contudo, o novo formato só poderá ser aplicado quando as três séries do Ensino Médio forem afetadas pelas novas diretrizes.

Apesar das alterações, o Enem continuará a ser realizado em duas etapas. No primeiro dia, a prova terá caráter geral, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

No segundo dia, os candidatos farão provas específicas, vinculadas ao curso de graduação escolhido. 

Nova divisão de provas do Enem para 2024:

– 1º dia: as provas do Enem do primeiro dia, segundo a BNCC, seriam de:

– Linguagens;

– Matemática;

– Ciências da Natureza;

– Ciências Humanas. 

– 2º dia: as avaliações do segundo dia abordarão disciplinas específicas voltadas às áreas de:

– Ciências Biológicas;

– Ciências Exatas;

– Ciências Humanas. 

A solenidade de apresentação do NEM reuniu secretários de Educação Estaduais e Distrital. Estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e governadores. 

Além de representantes das Comissões de Educação da Câmara e do Senado e representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed).

 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More