Nubank decide bloquear função bastante utilizada no aplicativo

O gesto do banco digital surpreendeu alguns usuários e tem preocupado outros, principalmente os utilizadores mais assíduos da função removida.

Recentemente o Nubank optou por reforçar ainda mais a segurança de seus clientes contra possíveis fraudes e tentativas de golpes. 

Para atingir esse objetivo, o banco digital tomou uma medida drástica ao impedir o acesso a uma função bastante conhecida e utilizada por seus usuários. 

A instituição financeira anunciou a proibição de capturas e gravações de tela em dispositivos Android. Agora, enquanto o aplicativo estiver em uso, os clientes não terão mais permissão para tirar “prints” da tela do aparelho.

Diante de alguns questionamentos que vêm recebendo dos clientes, o Nubank decidiu se pronunciar e explicar a nova medida.

“Com essa medida, queremos te ajudar a proteger suas informações contra pessoas mal intencionadas. E restringir esse acesso apenas a quem interessa: você”, relata nota veiculada no blog oficial do banco digital.

Explicações técnicas para a nova medida

Segundo o Nubank, não é aconselhável fazer printscreens em aplicativos de instituições financeiras e bancos, mesmo que isso seja útil nalguns casos. 

Ainda de acordo com a fintech, essa prática pode trazer riscos para os usuários, como em situações em que o dispositivo móvel utilizado para fazer o print está infectado por algum vírus, por exemplo.

Com isso, o bloqueio de prints serve basicamente como uma camada extra de segurança para proteger os clientes de possíveis ataques cibernéticos que poderiam levar à divulgação de informações confidenciais de suas contas bancárias.

Essa restrição também protege os usuários caso seus dispositivos móveis sejam roubados ou furtados. Assim, a pessoa não terá imagens da tela com informações bancárias salvas na galeria do smartphone.

Uma forma mais segura de obter comprovantes

A principal angústia dos usuários do Nubank com a proibição de printscreens está relacionada ao envio de comprovantes de pagamentos, sobretudo em PIX.

Porém, para obter comprovantes de qualquer tipo de transação, basta procurar o ícone de compartilhamento ou de download na tela do aplicativo assim que o procedimento for realizado.

Por meio do compartilhamento, é possível enviar comprovantes para redes sociais e e-mails, dentre outras opções. Dessa forma, é possível ter a comprovação de que a transação foi feita sem gerar qualquer risco futuro. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.