Nunca acorde seu pet durante um pesadelo ou ISTO pode acontecer

Ao notar que o seu pet teve um pesadelo, você deve tomar algumas atitudes essenciais para tranquilizá-lo e evitar acidentes.

Embora seja instintivo querer confortar seu cão quando ele parece estar tendo um pesadelo, acordá-lo de repente pode ter consequências negativas.

Entenda por quais motivos você nunca deve acordar o seu pet durante um momento de sono profundo.

Leia mais: Sinônimo de fofura: 3 raças de cães japoneses mais encantadoras!

Segundo os veterinários, os ciclos de sono dos cães são muito similares aos nossos. Durante o sono mais profundo, eles tendem a ter sonhos sobre as suas experiências diárias, alegrias, brincadeiras, até mesmo traumas e medos.

Nunca acorde seu pet se ele estiver tendo um pesadelo

Durante um pesadelo, os cães podem apresentar tremores, vocalizações e movimentos rápidos das patas, como se estivessem correndo ou perseguindo algo.

Já notou isso ocorrendo com o seu animalzinho? Se sim, pode ser que a sua reação tenha sido acordá-lo.

Mas atenção: jamais repita isso! Não acorde o seu pet durante um pesadelo! Isso pode deixá-lo confuso, desorientado ou mesmo agressivo.

O ideal é esperar que o ciclo do pesadelo termine naturalmente e, em seguida, oferecer carinho e palavras tranquilizadoras.

Foto: Alexandra Kruspe/Shutterstock

 

Ao acordar de repente, o cão pode ficar desorientado e confuso, sem entender o que está acontecendo ao seu redor. Isso pode levar a comportamentos imprevisíveis, como latir, morder ou até mesmo atacar.

Além disso, acordar no meio de um pesadelo pode aumentar a ansiedade do cão, pois ele ainda estará sob o efeito das emoções fortes do sonho. Isso pode dificultar que ele se acalme e volte a dormir.

É importante entender que os pesadelos fazem parte do ciclo natural do sono dos cães, assim como dos humanos. Acordá-los pode interromper esse ciclo, prejudicando a qualidade do sono geral do animal.

Ao perceber que o pet está em um pesadelo, observe com calma. Evite fazer barulhos altos ou movimentos bruscos e fale com ele em voz suave. Geralmente, o pesadelo dura apenas alguns minutos.

Segundo os veterinários, o tempo ideal de sono varia entre as espécies, sendo que os cães tendem a dormir entre 12 a 14 horas por dia.

Ao notar que o seu pet está com dificuldades para adormecer ou sono excessivo durante o dia, é importante levar o bichinho para uma consulta e checar se está a correr tudo bem com a saúde do animal.

Mudanças no sono podem indicar problemas hormonais, neurológicos ou até mesmo doenças graves como a apneia, especialmente em animais de focinho curto.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.