Afinal, respirar de boca aberta pode mudar o formato do rosto?
A intenção é evitar alterações na estrutura facial, além de diversas questões estéticas.
Uma influenciadora vem chamando a atenção no TikTok por testar algo que ela mesma aprendeu na plataforma. Conforme ela assistiu, dormir de boca aberta pode mudar o formato o do seu rosto. Entenda!
Olivia Sweet é apenas uma das muitas pessoas que vêm testando a nova “trend” de colar a boca com fita antes de dormir para mantê-la fechada durante a noite. A intenção é evitar alterações na estrutura facial, além de diversas questões estéticas, como o queixo duplo. Mas será que isso é realmente verdade?
Afinal, respirar de boca aberta pode mudar o formato do rosto?
A respiração pela boca é comumente associada a problemas de saúde, como ronco, apneia do sono e respiratória. Quando alguém respira pela boca por um longo período de tempo, a pressão da língua contra o palato é reduzida, o que pode levar a um desenvolvimento deficiente do maxilar superior e da mandíbula.
Quando não controlado, esse costume pode ocasionar anormalidades no crescimento dos ossos da face, assim como causar problemas relacionados ao sono. Dessa forma, o ideal é manter a boca fechada quando dormimos, não só por questão de saúde, mas também porque não sabemos o que pode acabar entrando lá sem percebermos.
Segundo o site sleepQ+, só devemos respirar pela boca quando há algum impedimento de usarmos o nariz, como nos casos de “nariz entupido por resfriado, desvio de septo, pólipos nasais, rinite alérgica, asma, fraturas e deformidades nasais congênitas”.
Olivia Sweet explicou em seus vídeos no TikTok que dormir de boca aberta é uma ideia ruim, podendo resultar em mudanças faciais, e resolveu “treinar a si mesma” a dormir de boca fechada usando fitas adesivas. A influenciadora afirmou vir sendo mais atenciosa com relação à própria boca durante o dia, quando está acordada, tentando mantê-la fechada e com a língua repousando no céu da boca.
Um mês depois, Olivia postou um novo vídeo mostrando o “depois” de dormir por 30 dias com a boca fechada com fita, ostentando o que descreveu como um maxilar mais definido. No entanto, o grande problema de colar a boca durante o sono é que muitas vezes o nosso corpo compensa a entrada de ar quando por algum motivo nossas narinas estão bloqueadas.
Dr. Kami Hoss, dentista e autor de San Diego, nos Estados Unidos, disse que o rosto de quem acaba dormindo de boca aberta ao longo de muitos anos pode se tornar mais alongado, com os dentes se projetando para a frente e causando até mesmo um sorriso torto.
Comentários estão fechados.