NUNCA mais esqueça a diferença entre 'ONDE' e 'AONDE'
Língua portuguesa possui algumas regras específicas que geram confusão.
As palavras ‘onde’ e ‘aonde’ têm significados parecidos, mas o uso é diferente, isso já é o suficiente para fazer com que muita gente se confunda na hora de falar e escrever.
As dúvidas são prejudiciais, pois não saber usar esses vocábulos em um concurso público ou vestibular pode atrapalhar a busca por uma vaga.
Mas qual a diferença entre ‘onde’ e ‘aonde’? No primeiro caso, trata-se de um pronome relativo e, em algumas situações, advérbio de lugar, já no segundo é a junção da preposição ‘a’ com a palavra ‘onde’. A seguir, explicamos com mais detalhes.
Como evitar erros ao empregar ‘onde’ e ‘aonde’?
Onde
‘Onde’ é aplicado para se referir somente a locais, físicos ou virtuais, e não precisa de nenhuma preposição, por exemplo:
-
É aquela estante, onde deixei meu livro de gramática. (Funciona como pronome)
-
São Paulo é um lugar onde vivem milhares de estrangeiros. (Funciona como pronome)
-
Onde está o carregador do meu celular? (Funciona como advérbio)
-
Onde posso comprar um carro que não me dê problemas? (Funciona como advérbio)
Os exemplos acima com o uso de ‘onde’ indicam um lugar fixo, sem movimento. Assim, sempre que o emprego da palavra tiver esse sentido, deve ser usada a palavra ‘onde’ sem o ‘a’ no começo.
Se conseguir entender essa dica simples, você terá menos chances de errar na hora de escrever.
Aonde
Já ‘aonde’ é empregado quando se exige uma preposição antes de um determinado verbo indireto.
Tal palavra é usada com os verbos indiretos ‘ir’e ‘chegar’ e expressão uma ação em que há deslocamento. Veja, a seguir, alguns exemplos:
-
Aonde aqueles meninos estão indo com tamanha correria?
-
Aonde as meninas foram na manhã deste domingo?
-
Ninguém me disse aonde aqueles dois foram no final de semana.
Conheça um macete para não errar
Contudo, se ainda assim ficou com dúvida na hora da escrita ou da pronúncia correta, saiba que há um macete simples para nunca mais errar.
‘Onde’ indica permanência, é usado com verbos diretos, como ‘ficar’, ‘morar’, ‘estar’. Já no caso de ‘aonde’, essa palavra aponta movimento e sempre se associa a verbos indiretos, como ‘chegar’ e ‘ir’. Em caso de dúvida, sempre consulte um dicionário, onde você vai achar as respostas.
Comentários estão fechados.