Nutricionistas elegem alimento 'proibido' para o dia a dia
Alguns deles fazem parte da dieta diária de muitos indivíduos, mas devem ser evitados por não serem naturais e terem conservantes.
A alimentação é motivo de preocupação para muitas pessoas, especialmente as que buscam uma vida saudável e mais qualidade de vida.
Por isso, alguns itens são abolidos da dieta com o objetivo de evitar problemas. Mas quais são os alimentos ‘proibidos’ pelos especialistas?
Entre os profissionais da nutrição, existe praticamente uma unanimidade sobre o grande ‘vilão’ da saúde na alimentação — os ultraprocessados.
Por que evitar ultraprocessados?
Por conta da correria do dia a dia e do pouco tempo para cozinhar, muitos optam por comidas como lasanha congelada e afins. Porém, os nutricionistas cravam: esses produtos são nocivos à saúde e não devem ser consumidos.
Segundo eles, o principal motivo para evitá-los é que não são alimentos ‘in natura’. Consequentemente, o organismo não reage da forma como deveria.
Especialistas também costumam mencionar o macarrão instantâneo como problemático ao organismo. Embora seja fácil de se preparar, ele apresenta baixo valor nutritivo e não acrescenta qualidade alguma na dieta das pessoas.
Além dos alimentos, os especialistas elegem uma bebida potencialmente perigosa para o organismo: o refrigerante.
Justamente pelo excesso de açúcar, de conservantes, corantes artificiais e similares, esse item deve ser evitado totalmente ou consumido com muita moderação.
Quais os riscos à saúde?
Os alimentos ultraprocessados contêm maior concentração de sódio, conservantes e demais condimentos e itens artificiais, isso pode ocasionar problemas, como:
-
Pressão alta;
-
Doenças cardiovasculares;
-
Insuficiência renal;
-
Digestão mais difícil e demorada;
-
Diferentes tipos de câncer;
-
Obesidade.
A principal dica é fazer o próprio alimento em casa, de forma natural, sem adição de conservantes.
Comentários estão fechados.