13º do INSS será antecipado em 2022?

Antecipação ocorreu em 2020 e 2021 devido à pandemia, e muitos beneficiários tem dúvidas se o pagamento será antecipado novamente.

O pagamento do 13º é um momento muito esperado por todos. No caso do INSS, o pagamento desse salário costuma ser efetuado em duas parcelas, no final do ano. No entanto, como nos dois últimos anos esse pagamento foi antecipado para o primeiro semestre do ano, há questionamentos sobre a antecipação do 13º salário do INSS em 2022.

Veja também: Confira o calendário completo para receber o 13º do INSS em 2022!

O que é o 13° salário do INSS?

O 13º é um salário pago normalmente no mês de dezembro que corresponde à soma de um doze avos de cada salário recebido ao longo do ano. Desse modo, o indivíduo recebe um outro salário de fato, visto que o valor final será igual ao pagamento de um mês. Esse benefício ficou conhecido como 13º e é previsto pela Lei 4.090.

Nesse sentido, o 13° salário é um direito garantido aos trabalhadores que possuem carteira assinada, independente do cargo ou tipo de trabalho. No entanto, o que muitos não sabem é que ele também é concedido pelo INSS para pessoas aposentadas e cidadãos que recebem determinados benefícios, como o auxílio-maternidade ou a pensão por morte. Além disso, em 2020 e 2021 houve uma antecipação desse pagamento diante da situação pandêmica.

Antecipação do 13º pelo INSS

O INSS paga o décimo terceiro dividido em duas parcelas para seus beneficiários. Neste ano, o calendário está previsto para pagamentos da primeira parcela em agosto e setembro, e da segunda em novembro e dezembro. Contudo, muitas pessoas estão na esperança de que haja uma antecipação deste pagamento, como ocorreu em 2020 e 2021.

Nos dois últimos anos, houve antecipação no pagamento do 13º do INSS para maio e junho, no intuito de movimentar a economia. Isso se deu pois a pandemia causada pela Covid-19 colocou muitas pessoas em situações econômicas delicadas. Dessa forma, a antecipação veio como um mecanismo de ajuda para esses beneficiários. Entretanto, de acordo com o calendário divulgado até o momento pelo INSS, essa antecipação não ocorrerá em 2022.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More