Nova Lei estabelecida: 21 de março será marcado como Dia Nacional de Tradições Africanas
Foi publicada a Lei aprovada no Congresso Nacional que institui o dia 21 de março como uma reverência às matrizes africanas.
Hoje, 6, foi publicada a Lei n° 14.519 no Diário Oficial da União, após ser aprovada na câmara dos Deputados no dia 21 de dezembro de 2022. Sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o dia 21 de março será o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Confira o artigo e saiba mais sobre a lei e a importância desse dia.
Mais informações sobre o dia que homenageia Tradições das Raízes de Matrizes Africanas
O dia 21 foi escolhido também é mencionado como Dia Internacional contra a Discriminação Racial, conforme estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).
O dia também foi um marco quanto ao “Massacre de Shaperville”, na África do Sul, em 1960. Cerca de 20 mil pessoas foram às ruas protestar contra a discriminação racial imposta pelo governo que estava atuando ao definir que as pessoas negras teriam que circular somente em determinados lugares. Como resultado do protesto, cerca de 69 pessoas morreram a tiros disparados pelas autoridades.
Povos africanos no Brasil e a cultura afro-brasileira
Trazidos ao Brasil durante o período abolicionista para serem escravizados, os povos africanos foram tirados do conforto de sua nação, trazidos para terras distantes, para serem serviçais. Desde o começo da abolição até o fim, foram mais de 4 milhões de africanos que chegaram ao Brasil.
Foram grandes as tentativas de extinguir da história brasileira o período de escravidão, por isso é necessário a retomada de consciência frente aos acontecimentos históricos.
Viviam em condições desumanas frente à sociedade, não tinham direitos e não tinham voz. “Voz”, não no plural e sim no singular, pois foram reduzidos e esquecidos desde o âmbito humano até o cultural. São diversas influências da cultura afro no Brasil e não podem ser renegadas.
Frente aos questionamentos levantados na atualidade, a cultura afro-brasileira tem memória. Memória de um povo que não pode ser esquecido e sim considerado como grande parte da cultura brasileira. O dia 21 de março servirá como memória e consciência de um povo que faz parte de quem somos como brasileiros.
Comentários estão fechados.