O açúcar pode ser consumido mesmo depois de 'vencido'?
Açúcar não estraga após data de validade, mas pode perder propriedades e mudar de gosto.
Praticamente todos os produtos perecíveis, entre eles alimentos, cosméticos e muitos outros tipos, já vêm embalados com uma data de validade específica.
E sim, é necessário observar a data de validade, pois não é recomendado utilizar nada que esteja “vencido”, sobretudo quando se trata de alimentos. Porém, existem alguns produtos que fogem a essa regra, e um deles é o açúcar.
O açúcar pode ser consumido mesmo quando estiver fora da validade, pois as suas propriedades impedem a proliferação de bactérias, fungos e outros microorganismos nocivos à saúde que se proliferam em outros tipos de alimentos.
Pode-se dizer que a falta de umidade é o principal mantenedor dessa “imortalidade” do açúcar. Afinal, sem umidade os micróbios não podem crescer ou sobreviver.
(Imagem: divulgação)
Então por qual motivo os pacotes de açúcar vêm com data de validade?
Entidades sanitárias como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Agricultura brasileiro e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos afirmam que a data de validade do açúcar é apenas uma garantia de qualidade.
Isso porque, apesar de dificilmente se tornar impróprio para o consumo humano, esse carboidrato pode perder muitas de suas propriedades, vindo a petrificar ou até mudar de gosto.
De qualquer forma, a única coisa que pode mudar é a usabilidade do açúcar, jamais seu nível de segurança alimentar.
Como acondicionar o açúcar corretamente
Além do tempo de uso, a forma de armazenamento do açúcar também pode afetar o gosto e a textura deste produto. Por isso, as autoridades fazem estas recomendações:
-
Consumir o açúcar em até dois anos depois que a embalagem original for aberta;
-
Acondicionar o produto em potes herméticos que fiquem totalmente lacrados (ideais para manter formigas, baratas, ratos e outras pragas longe do açúcar);
-
Manter o açúcar em locais com temperatura ambiente, que não sejam nem muito quentes e/ou abafados, nem muito frios. Armários são locais ideais.
Por fim, vale ressaltar que apesar de não estragar convencionalmente falando, o açúcar pode ser contaminado.
Então, caso você note que o produto está mudando de cor (ficando amarelado ou enegrecido, por exemplo), ou que tenha elementos estranhos entre os cristais, interrompa o consumo.
No mais, aproveite o açúcar com moderação, tendo em mente que, quando consumido em excesso, ele representa um perigo para a saúde.
Comentários estão fechados.