Seu cachorro tem o hábito de lamber a pata? Descubra agora o motivo!

Reparou que seu cãozinho está lambendo a pata o tempo todo? Isso pode ter um significado mais profundo, saiba mais!

Notou que seu cachorro está lambendo muito a pata ultimamente? Isso pode significar que ele está com algum machucado. E sem tratamento adequado, pode evoluir para complicações mais sérias.

A maioria dos cachorros adoram um passeio. Seja no pátio, pelas ruas, praças ou parques, é um momento em que ele trabalha todos os sentidos, se distrai, se exercita e gasta energia. Mas após as caminhadas, já notou o seu cachorro lambendo alguma das patas? Se em algum momento você já viu isso acontecer, pode estar havendo algo com essa região.

Na maior parte das vezes, esses animais mordiscam suas patas por estarem com alguma feridinha no local ou por questões emocionais, como estresse ou ansiedade. Por mais que pareça um comportamento comum isso pode causar diversos problemas de saúde e, por isso, é de suma importância saber a causa desse hábito para tratar.

Por que meu cachorro está lambendo a pata?

Se lamber é um hábito muito comum para diversos animais, pois a língua animal também tem função limpante. Porém, se a ação de lamber vier atrelada com a de mordiscar uma certa região e constantemente, algo não está certo com aquele local.

Se ele apresentou esses comportamentos após um passeio, pode ser que algo tenha acontecido durante aquele momento. Em casos mais comuns, ele pode ter queimado a patinha devido ao chão quente ou pisado em alguma superfície que o machucou, causando dor e desconforto.

Outro fator que pode causar esse comportamento é a alteração emocional. Cachorros muito ansiosos ou estressados, tendem a liberar o sentimento de desconforto através desse costume.

Outra causa que pode desencadear o excesso de lambedura, são os problemas de pele. Alguns caninos podem apresentar sensibilidade cutânea a uma série de substâncias, o que pode gerar uma irritabilidade no local.

Pulgas, carrapatos e fungos também podem ser uma causa. Esses parasitas podem causar muito incômodo e coceira, além de transmitirem uma série de doenças, então devemos ficar sempre alertas quando percebermos esse costume.

Como cuidar da patinha do cachorro?

Sempre devemos ficar alertas ao fato do cão estar lambendo a pata com uma frequência acima do comum. Isso porque, a pata pode ficar úmida por mais tempo, acumulando fungos e bactérias causadores de problemas cutâneos.

Então, para cuidar da patinha do seu pet, o ideal é sempre escolher os horários dos passeios baseado na temperatura do chão. Os melhores horários sempre são os do início da manhã e os finais da tarde.

Se perceber que seu animal desencadeou esse comportamento por conta de ansiedade ou estresse, planeje atividades e brincadeiras que visem o bem estar do canino, mas caso ele tenha se ferido em decorrência de uma mordedura ou lambedura excessiva, o ideal é levá-lo a um médico veterinário para uma consulta.

Mas se perceber que essa prática acontece devido à infestação de algum parasita, é recomendado procurar um veterinário. Ele saberá recomendar o melhor tipo de tratamento.

Dicas para a prevenção

Podemos ter alguns cuidados no nosso dia a dia para evitar situações como esta. Aqui esta alguns exemplos:

  • Fazer uso de calçados ou meias específicas para animais de estimação. Mas vale lembrar que a utilização deve ser feita apenas durante os passeios, o uso excessivo pode incomodar o animal;
  • Mantê-lo sempre em local limpo e higienizado;
  • Fazer uso de cosméticos específicos para animais de estimação.

Por fim, se você notar que seu cachorro ainda está lambendo a pata mesmo após essas dicas, é recomendado uma visita ao veterinário.

Se gostou deste conteúdo e gostaria de ver mais, então clique aqui!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.