O celular escuta você: Saiba como impedir essa invasão de privacidade!
Anúncios que aparecem após conversas no telefone não são coincidência - seu dispositivo pode estar ouvindo você.
Muitas pessoas ficam desconfortáveis ao ver anúncios de produtos sobre os quais estavam conversando com amigos e familiares, e isso não é por acaso. Embora as plataformas sociais, como Facebook e Instagram, neguem que estejam ouvindo seus usuários, uma nova pesquisa da NordVPN sugere que as empresas estão usando um método sorrateiro de monitoramento de dados chamado rastreamento ultrassônico entre dispositivos.
De acordo com a NordVPN, as empresas usam “beacons de áudio” ultrassônicos que não podem ser ouvidos pelo ouvido humano para vincular todos os dispositivos que você possui e rastrear seu comportamento e localização. Esses sinais agudos podem ser ocultados em anúncios de TV ou vídeos online, permitindo que os aplicativos usem o microfone do dispositivo para captá-los e, em seguida, exibir anúncios personalizados.
Embora as plataformas sociais neguem que estejam espionando seus usuários, alguns anunciantes certamente estão, segundo a NordVPN. O impacto desse método de rastreamento é generalizado, com muitos brasileiros afirmando ter visto anúncios de algo logo após falar sobre isso ou assistir na TV, sem nunca terem pesquisado online.
Para reduzir a chance de o smartphone captar os beacons ultrassônicos, a NordVPN aconselha a restringir as permissões desnecessárias concedidas aos aplicativos em seu dispositivo. Para alterar as permissões, basta ir ao menu Configurações do telefone e procurar a opção “Privacidade”. Lá, é possível ver quais aplicativos têm acesso ao microfone e limitá-lo quando necessário.
Embora seja impossível impedir que os beacons ultrassônicos funcionem, essa medida pode reduzir o risco de seus dispositivos captarem sinais indesejados.
Comentários estão fechados.