O certo é dizer ‘intitular’ ou ‘entitular’? Quem aprende 1 vez nunca mais esquece

Esclareça mais essa dúvida gramatical que faz muita gente fritar o cérebro.

A escolha entre as palavras “intitular” e “entitular” pode confundir muitas pessoas. A dúvida surge ao tentar nomear um trabalho, livro, artigo, redação, enfim, qualquer projeto que envolva texto. E, pode até não parecer, mas esse questionamento é mais frequente do que se imagina!

De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, a forma correta é “intitular”. Ou seja, o termo “entitular” não é reconhecido oficialmente e está incorreto. Vamos esclarecer esse ponto gramatical!

Por que ocorre a confusão?

Foto: Shutterstock

O que gera incerteza é a semelhança entre os prefixos “in-” e “en-“. No português, há palavras como “encerrar” e “ensinar” com o prefixo “en-“, causando confusão.

No entanto, “intitular” vem do latim intitulare, preservando o prefixo “in-“, que procede do termo original que foi apenas traduzido, sem ter seu sentido modificado.

Este prefixo, na língua original, denota “em” ou “sobre”, mantendo sua essência na tradução para o português. Assim, mesmo que os prefixos sejam semelhantes, reforçamos que “intitular” é o termo correto. Ficou fácil de entender, não é mesmo?

Exemplos de uso correto

Para auxiliar no entendimento, veja abaixo uma lista de exemplos práticos de como usar a palavra corretamente:

  • “O autor decidiu intitular seu livro como “Vida aventureira”.”
  • “A diretora escolheu intitular a palestra de “Inovação e Futuro”.”
  • “O projeto foi intitulado “Verde para Todos”.”
  • “A banda vai intitular o novo álbum com o nome da música mais popular.”
  • “Seu TCC foi intitulado “A Evolução da Tecnologia”.”

Agora você já sabe

Bom, como explicitamos ao longo do texto, “entitular” não existe. “Intitular”, a forma correta, relembramos, vem do latim “intitulare”, sendo uma tradução direta em que não há variações essenciais da palavra. Daí a manutenção da estrutura do termo.

Portanto, para denotar o ato de nomear ou atribuir um título, certifique-se de usar “intitular” e evitar erros gramaticais. Assim, garantimos a correção e clareza na comunicação escrita.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.