O desespero acabou! Estes são os 5 documentos que você pode ter no celular

A tecnologia permite que seus documentos estejam sempre na palma da mão. Agora, não se preocupe se perder a cadeira!

Esquecer a carteira em casa agora não é mais um problema tão grande. Graças aos avanços da tecnologia, é possível acessar documentos importantes a qualquer hora diretamente pelo celular. Usuários do iPhone, por exemplo, podem utilizar a carteira digital para armazenar seus principais documentos.

Com tanta praticidade, é natural que a carteira física perca espaço. E o melhor é que agora, tanto usuários do Android quanto do iOS, podem contar com essa facilidade e ter seus documentos essenciais sempre à mão.

Documentos da carteira digital

Entre os documentos que você pode ter na palma da mão, estão:

1. Título de Eleitor

O aplicativo e-Título surgiu nas últimas duas eleições como uma alternativa para dispensar a necessidade de apresentar o documento fisicamente. Disponível para usuários do Android e iOS, o e-Título permite ter o título de eleitor sempre à mão no celular, facilitando a vida de muitos eleitores.

2. Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível para usuários de dispositivos Android e iOS. Para ter acesso à versão digital, basta baixar o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ na loja de aplicativos do seu celular e acessar a conta previamente cadastrada no Gov.br. É importante verificar se o documento físico da CNH possui o QR Code para que seja possível fazer a autenticação e acessar a versão digital pelo aplicativo.

3. Carteira de vacinação

Por meio do aplicativo Conecte SUS, disponível para usuários de dispositivos Android e iOS, é possível acessar todo o histórico de vacinação contra a Covid-19. Para utilizar o aplicativo, é necessário acessar a plataforma com as informações de cadastro no Gov.br, que serão utilizadas para autenticação e acesso aos dados de vacinação.

4. Carteira de Identidade (RG)

O novo RG está sendo emitido e deixará de utilizar a numeração antiga, passando a utilizar somente o CPF como número de identificação.

Entretanto, a versão digital do RG ainda está disponível para usuários de dispositivos Android e iOS em alguns estados, tais como: Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Mato Grosso, Alagoas, Goiás e Acre.

5. CPF

Pouco a pouco o CPF vai deixando de ser impresso, pois agora o Governo Federal busca substituir o documento físico por um documento virtual. Basta acessar o site da Receita Federal, inserir os dados indicados e pronto.

Você terá a opção de imprimir o documento ou guardá-lo como arquivo no celular.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.